Professora do ORT recebe Prêmio Inventor 2012

9 de novembro de 2012 · Imprimir este artigo


Sonia Letichevsky, ex-aluna e professora de Química Experimental no ORT recebeu o Prêmio Inventor 2012 da Petrobrás, com “O processo de obtenção de ácido acético a partir de etanol”, em cerimônia realizada no auditório do Centro de Convenções do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras), no dia 1º de novembro.
A pesquisa, que gerou pedido de patente em 2011, foi realizada por Lucia Gorenstin Appel, Alexandre Barros Gaspar, Sonia Letichevsky e Priscila da Costa Zonetti, do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI).
Importante intermediário químico, o ácido acético é usado na síntese de substâncias empregadas pelas indústrias têxteis, farmacêuticas, alimentícias, de tintas e vernizes, e de diversos outros setores industriais.
A importação deste insumo, no entanto, tem representado um grande custo para o Brasil. Somente, em 2011, o país despendeu 60 milhões de dólares com a compra de ácido acético. O processo convencional de produção do ácido – a carbonilação do metanol, a partir do gás natural –, por sua vez, pertence às empresas que dominam a comercialização mundial desta commodity.

Comentários

Tem algo a dizer? Deseja comentar?

Você deve estar logado para postar um comentário.