ORT Brasil na Rio+20

28 de junho de 2012

O Instituto de Tecnologia ORT participou ativamente da conferência Rio+20, que aconteceu na cidade entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

Dentro da escola, o ORT realizou uma oficina de Biotecnologia Ambiental para Biólogos, professores do Ensino Médio e de Graduação, e duas palestras, uma sobre Sustentabilidade, com a professora do ORT Ellen Pombal, e outra com a apresentação de dois estudantes da Gulliver Preparatory School de Miami, ganhadores do prêmio de inovação promovido pela Conrad Foundation por criar um aparelho para filtrar água que utiliza energia mecânica.

Além destas atividades, alunos e professores da escola estiveram presentes no Riocentro, onde puderam assistir a palestras e exposições, no Forte de Copacabana, onde visitaram a exposição Humanidades 2012, no Aterro do Flamengo, onde gravaram entrevistas e realizaram pesquisas, e na Cinelândia, onde registraram em vídeo a exposição “A Terra vista do céu”.

Clique aqui e veja fotos e mais informações sobre as atividades no site exclusivo sobre ORT na Rio+20.

Dra. Maria Antonia Malajovich com Fátima Cristina de Araújo, do
Conselho Federal de Biologia, inaugurando a oficina de Biotecnologia Ambiental
 
Palestra da Professora do ORT Ellen Pombal, no auditório da escola
 
Professores Maria Antonia Malajovich e Vitor Soares Mann com
os alunos Martina Davidson, Bruno Almeida e Lucas Massini, no Riocentro
 
Alunos do ORT e a professora Elizabeth Ramôa no Forte de Copacabana
 
Alunos de Comunicação Social gravaram entrevistas no Aterro do Flamengo
 

Um recado dos alunos do ORT

19 de junho de 2012

Inspirados em uma iniciativa do jornal inglês The Guardian, um grupo de alunos do ORT (assessorados pelos professores Elizabeth Ramôa, Vitor Soares Mann e Maria Antonia Malajovich) enviou recados para os participantes da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012. Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Website: ORT na Rio+20

31 de maio de 2012

Para divulgar as atividades do Instituto de Tecnologia ORT na RIO+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a escola criou um website exclusivo para a ocasião (ortbrasil.wix.com/rio20), onde serão postadas notícias, fotos e atividades dos alunos dentro e fora da escola. Além disso, o ORT também criou uma página no Facebook (facebook.com/Ortnario20) dedicada especialmente a sua participação no evento.

Agenda: ORT na Rio+20

29 de maio de 2012

Os alunos do Instituto de Tecnologia ORT estão preparando sua participação na conferência Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho de 2012. Com professores das áreas de Ciência e Tecnologia, as turmas já começaram a realizar diferentes trabalhos, pesquisas e apresentações sobre o tema Educação Verde.

Durante todo o período da Rio+20 o ORT permanecerá aberto, recebendo visitas, realizando palestras, entrevistas e diversas atividades em seus laboratórios.

Já estão programadas as seguintes atividades na escola:

» 19 de junho, das 11h às 12h30 -​ Apresentação de dois alunos da Gulliver Preparatory School de Miami, ganhadores do Prêmio da Conrad Foundation por criar um aparelho para filtrar água que utiliza energia mecânica. Com o patrocínio do Consulado Geral dos EUA. (Clique aqui e veja como foi o encontro no site do ORT na Rio+20)

» 20 de junho das 13h às 17h30 - Oficina de Biotecnologia Ambiental para Biólogos, professores do Ensino Médio e de Graduação, ministrada pela Dra. Maria Antonia Malajovich, Coordenadora de Biotecnologia do Instituto de Tecnologia ORT, junto com o pedagogo Me. Vitor Soares Mann. A oficina tem o patrocínio do Conselho Regional de Biologia 2 e será realizada nos laboratórios do ORT.

» 20 de junho das 18h às 19h30 - Palestra de Ellen Cordeiro Perez Pombal sobre “Sustentabilidade: o que precisamos saber?” para pais e alunos do ORT no auditório da escola. Ellen é professora do ORT, licenciada em Ciências Biológicas pela PUC Campinas e Mestre em Biologia Vegetal pela UNESP - Rio Claro. Inscrições abertas pelo telefone 2539-1842 ou pelo email info@ort.org.br.

Visitas ao Riocentro e ao Aterro do Flamengo
- Um grupo de alunos está credenciado para ingressar no Riocentro para assistir a palestras e exposições.
- Outros grupos visitarão as tendas das nações e apresentações no Aterro.
- Alunos da 1ª série do Ensino Médio estão confeccionando uma pesquisa sobre a percepção da Rio+20 por diversos setores da população, a ser aplicada durante a semana do evento.

Clique aqui e veja também as atividades realizadas pelos alunos da escola no site do ORT na Rio+20.

Carlos Minc e a Rio +20 no ORT

20 de abril de 2012

Carlos Minc, Secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, esteve no Instituto de Tecnologia ORT, no dia 18 de abril de 2012, para participar da reunião do Conselho Deliberativo da instituição como palestrante. Na ocasião, alunos, pais e professores também estiveram presentes para ouvir o convidado, que abordou o evento Rio +20 e sua importância para a cidade e os jovens cariocas.

Além de esclarecer alguns tópicos que serão abordados na conferência, como Sustentabilidade, Economia Verde e Governança Ambiental Global, Minc também citou as iniciativas, projetos e metas a serem alcançadas pelo setor ambiental e ecológico do estado até a Olimpíada de 2016, como o fim dos lixões e o aumento da porcentagem de saneamento básico na cidade.

De acordo com Carlos Minc, “é preciso haver metas e compromissos, criatividade e protagonismo, pois a situação ambiental não está fácil”. No fim da palestra, Minc respondeu às diversas perguntas dos presentes e a agradeceu a oportunidade e a iniciativa do ORT em participar ativamente da Rio +20.

O Presidente do ORT, Armando Klabin, agradeceu a presença de Carlos Minc e o convidou a voltar para conhecer em detalhes as atividades e os laboratórios de Biotecnologia da escola e do NEDEA, campus avançado para pesquisas ambientais do ORT em Petrópolis.

Armando Klabin também afirmou que se identifica com o pensamento de Minc, pois, hoje, a mentalidade dos empresários evoluiu bastante e suas atividades, em qualquer parte do mundo, são dotadas de forte consciência ambiental. E o ORT seguiu essa tendência ao criar o curso de Biotecnologia e se tornar uma escola preocupada com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Carlos Minc com alunos do ORT
 
Carlos Minc e os diretores Vitor Kacser, Helio Koifman, Sami Goldstein, Samuel Benoliel, Armando Klabin, Sergio Mannheimer, Marcos Lerner e Hugo Malajovich
 
Palestra de Carlos Minc no ORT
 
Carlos Minc no ORT
.

Clique aqui e veja mais fotos da palestra.

ORT participa da Rio +20

4 de abril de 2012

Há 20 anos, alunos do ORT participaram ativamente da Rio 92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Em junho deste ano, o Rio sediará mais um evento mundial sobre o tema, a Rio +20. E o ORT novamente estará presente.

Para dar início aos preparativos da escola para este grande projeto, o Secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, fará uma palestra durante a próxima reunião do Conselho Deliberativo da ORT. Minc falará sobre a Rio +20 e sua importância para os jovens cariocas.

A palestra acontecerá no dia 18 de abril, às 18h30, no Auditório do ORT. As inscrições podem ser feitas pelo email info@ort.org.br (lugares limitados).