Inscrições para 2015

12 de agosto de 2014

Tiveram início, em 07 de agosto, as visitas de candidatos para o Ano Letivo 2015.

Acompanhados pelos seus responsáveis, um grupo de futuros alunos realizaram uma visita ao colégio, onde foram recepcionados pelo Diretor Hugo Malajovich que lhes projetou um vídeo sobre o ORT, lhes forneceu informações sobre os diversos cursos e o concurso de Bolsas de Estudo para o próximo ano, e os acompanhou numa recorrida pelos diversos laboratórios.

Estas visitas continuarão até 28/11/2014, e os interessados em participar devem comunicar-se com a secretaria do ORT, pelo telefone 2539-1842.

Alunos do ORT nas Olimpíadas 2014

15 de julho de 2014

Três alunos do Instituto de Tecnologia ORT se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e 28 alunos para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Para a OBF:
João Rafael Assis Alderete,
Marcelo Kogut,
Denis Iwenicki Manela,

Para a OBM:

Nível 1  [6º e 7º anos]

Alan Esquenazi,

Daniel Rapoport,

Gabriela Mehl Domingues Kucuruza,

Joanna Assis Alderete,

Lucas Montezuma Ramos da Silva,

Miguel Porto Campos,

Rafael Voloch Majzels,

Nível 2  [8º e 9º anos]

David Chafi Zeitune,

Pedro Guilherme Leitão Almeida,

Nível 3  [Ensino Médio]

Daniel Goldbach Schinazi,

Handel Scholze Marques,

Louise Veroneze Resende,

Luis Felipe Monteiro da Fonte,

Marcelo kogut,

Natan David Rezende Szteinberg,

Pedro da Costa El-khouri,

Sylvio Jorge Pastene Helt,

Palestra no ORT

3 de julho de 2014

No dia 1 de julho, a fotógrafa Adriana Medeiros ministrou uma palestra para o 2º ano do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social do Instituto de Tecnologia ORT. No Laboratório de Produção Visual, Adriana falou sobre a história da fotografia, o olhar, a luz e o pensar a imagem. Através de imagens de seu último trabalho (expoincorpos.blogspot.com.br), apresentou questões de iluminação, conceito e até mesmo relações sociais, culturais e familiares que uma foto pode proporcionar.



Aulas durante a Copa do Mundo de Futebol

10 de junho de 2014

Durante a Copa do Mundo de Futebol 2014, as aulas do Instituto de Tecnologia ORT serão ministradas até as 15h40min nos seguintes dias:

12 de junho, quinta-feira

17 de junho, terça-feira

23 de junho, segunda-feira

Os outros dias seguirão com as modificações estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 38.365/14:

18/06: Aulas normais durante a manhã, até as 12 horas, sendo
Feriado Municipal a partir de meio-dia. Não haverá aulas à tarde.

25/06: Aulas normais durante a manhã, até as 12 horas, sendo
Feriado Municipal a partir de meio-dia. Não haverá aulas à tarde.


04/07: Feriado Municipal e início do recesso escolar (de 04 a 11/07).

Filmagem dos Alunos de Comunicação Social

3 de junho de 2014

Na sexta-feira, dia 24 de maio, a turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social realizou a filmagem de uma cena para a disciplina Produção em Multimeios II. O Prof. Victor Van Ralse dividiu o grupo em duplas para que a filmagem fosse realizada em diferentes ângulos e abordasse diferentes funções como a da câmera, claquete, som e texto. A atividade foi realizada no terraço do Instituto, com a presença dos atores Maria Clara Parente e Marcel Menezes e está em fase de edição.

Alunos preparando a angulação da filmagem.
Prof. Victor Van Ralse apontando questões a resolver na cena filmada.
A aluna Yanca Lima passando novas instruções de atuação para os atores Maria Clara Parente e Marcel Menezes.

ORT Mundial escolhe alunas do Rio para seminário internacional

12 de maio de 2014

Pelo quinto ano, a ORT Mundial estará realizando um Seminário Internacional de Ciências no Instituto Weizmann, em Israel. Foram selecionados 20 alunos de escolas ORT de todo o mundo, para participar neste seminário. E pela quinta vez foram escolhidos dois alunos do Instituto de Tecnologia ORT de Rio de Janeiro. Karina Lôbo Hajdu e Ana Carolina Ramõa Thurler, da 3ª Série de Biotecnologia foram aprovadas num teste de conhecimentos e numa tele entrevista (em Inglês) e viajarão, com todos os custos pagos, para participar do curso que será realizado de 10 a 29 de agosto de 2014, no Instituto Weizmann, em Rehovot, Israel.

O programa do curso inclui palestras e trabalhos de laboratório em biotecnologia, bioinformática, ciências dos materiais e nanotecnologia, tratamento fotodinâmico do câncer, pesquisas do cérebro, engenharia genética, física de partículas e criptografia. Parte do tempo, os alunos trabalharão em pequenos grupos em diversos laboratórios, em seus próprios projetos de pesquisa escolhidos dos campos de bioquímica, biologia, química, matemáticas ciências computacionais e física, sob a supervisão de instrutores do Instituto Weizmann.

Alunos na Olimpíada de Biologia

9 de abril de 2014

No dia 05 abril, 20 alunos do Ensino Médio do ORT fizeram as provas da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Biologia. Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o evento é voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

A segunda fase será realizada no próximo dia 04 de maio e os finalistas poderão ser selecionados para representar o Brasil na 25ª Olimpíada Internacional de Biologia em julho, na Indonésia, ou para a 8ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia em setembro, no México.

Alunos realizando a prova da olimpíada.

Ganhadores do Concurso de Bolsas para 2014

26 de março de 2014

Mais de 120 candidatos participaram do Concurso ORT/2014, realizado em outubro de 2013, que premiou com bolsas de estudo integrais para o ano letivo 2014, no Instituto de Tecnologia ORT, os alunos que obtiveram o melhor desempenho em uma prova de nível de Matemática, Português e de Cultura Judaica.

Os ganhadores das 14 Bolsas de Estudo (2 para cada ano do Ensino Fundamental II e seis para a 1ª Série do Ensino Médio), que receberam seus certificados na cerimônia de Formatura, em dezembro de 2013, foram:

Ensino Fundametal

6° ano

Marcus Vinicius Mariath Machado Nogueira

Daniel Rapoport

7° ano

Alan Esquenazi

Rafael Voloch Majzels

8° ano

Gabriel Feingold Guttmann

Pedro Filgueiras Haschelevizi

9° ano

Matheus Bugosi Chaves Miranda Frota

Pedro Guilherme Leitão Almeida

Ensino Médio Técnico

Biotecnologia

Raphael Castilho Bokehi

Luccas Louzão Homsani

Informática

Joaquim Lima Goldenberg

Victor David Gabriel Campos Baltar Duarte Somogyi

Eletrônica

Leonardo Fuks Maron

Giovanna Avelar Espozel

Daniel Rapoport recebendo sua premiação na formatura 2013

Filme coproduzido por ORT Uruguai obteve prêmio

26 de março de 2014

O documentário “Giza la niña de la maleta” obteve o prêmio de Melhor Filme no XI Festival de Cine Judaico de Punta del Este, realizado de 1 a 5 de fevereiro no Hotel Conrad.

Coproduzido pela Universidade Ramon Llull de Barcelona e a Universidade ORT Uruguai conta a história de Giza Alterwajn, nascida em 1940 no Gueto de Varsóvia, do qual foi retirada escondida numa maleta antes de cumprir um ano de idade.

Giza Alterwajn sobreviveu à guerra na casa de uma família cristã polonesa, e após sua finalização, chegou ao Uruguai com seus tios biológicos. Depois de 65 anos sem contato, Giza e sua irmã adotiva, Danusia Galkowa, voltaram a encontrar-se na Polônia.

Participaram  do documentário estudantes e graduados da Faculdade de Comunicação e Design, da Universidade ORT Uruguai.


Assista ao Trailer
Fotos do Festival

Novo Diretor Geral da ORT Mundial

26 de março de 2014

ORT Mundial designou Shmuel Sisso seu novo Diretor Geral. Ele substituirá Robert Singer que, depois de 14 anos nessa função, saiu para assumir o cargo de Chief Executive Officer do Congresso Judaico Mundial.

Shmuel Sisso, israelense de origem marroquina, foi Prefeito de Kiryat Yam desde 2003, sendo reeleito com 83% dos votos. Previamente, foi o Cônsul Geral de Israel em Nova Iorque.

Fluente em Hebraico, Árabe e Inglês, tem Graduação em Direito, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Mestrado em Ciências da Administração da Universidade Fairleigh Dickinson de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Comentando a nomeação, o Presidente da ORT Mundial Jean de Gunzburg diz: “Estamos contentes por ter alguém com o perfil e a experiência de Shmuel Sisso neste cargo. Shmuel é um grande líder compromissado com a educação e o desenvolvimento futuro da ORT.”

Próxima Página »