ORT de Portas Abertas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

13 de outubro de 2014

Os alunos do Instituto de Tecnologia ORT participarão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 com projetos desenvolvidos na escola. No dia 19 de outubro, domingo, das 10 às 18 horas, estes trabalhos serão expostos no colégio, que estará de portas abertas para todos os interessados. Alunos e professores receberão os visitantes e apresentarão experiências realizadas nos laboratórios, painéis e pesquisas de campo. Os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio em Biotecnologia, Comunicação Social, Eletrônica e Programação também apresentarão seus projetos de fim de curso.

Esta é a décima primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano acontecerá entre os dias 13 e 19 de outubro e terá como tema “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social”. Criada em 2004, a SNCT é realizada em todo o país, sempre no mês de outubro, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. O evento pretende mostrar a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do país.

VENHA PRESTIGIAR NOSSOS ALUNOS.

Premiação no ORT do Concurso do KKL Brasil

24 de setembro de 2014

Este ano, o KKL - Keren Kayemet Leisrael promoveu um concurso de desenhos com o tema “Deserto também é vida!” para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental das escolas judaicas e instituições de educação não formal no Brasil.

Os alunos Gabriela Mehl Domingues Kucuruza e Raphael Felberg Levy, estudantes do 7º ano do Instituto de Tecnologia ORT, ganharam respectivamente o 1º e o 3º lugar no concurso. Foi a primeira vez na história do concurso que dois alunos de uma mesma instituição foram vencedores.

No dia 23 de setembro, o vice-presidente regional Hélio Koifman esteve presente na escola para premiar os alunos com um tablet e um certificado de plantação de 5 árvores em nome dos vencedores no Bosque Brasil, na região de Modim, em Israel. O professor de Artes, Filipe Chagas, também recebeu um certificado com 10 árvores em seu nome por ter sido o educador responsável pelo primeiro lugar do concurso. Os desenhos vencedores foram reproduzidos em calendários do KKL 2014-2015 (LUACH 5775) que são distribuídos em sinagogas, centros comunitários e nas residências da comunidade.

Helio Koifman Vice-Presidente do KKL parabeniza aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Instituto de Tecnologia ORT
Helio Koifman entrega o diploma ao professor Filipe Chagas, orientador dos trabalhos realizados pela turma.
Gabriela Mehl Kucuruza recebe o diploma do 1º lugar no concurso, na presença de sua irmã Beatriz.
Raphael Felberg Levy recebe seu diploma do 3º lugar no concurso, com sua mãe Ilana.
Raphael e Gabriela com seus prêmios.
Luach 5775 do KKL Brasil e diploma do professor.
Gabriela, Raphael e o professor Filipe com seus diplomas.
Alunos, professores e familiares festejando.

Workshop de Comunicação Social

16 de setembro de 2014

No dia 10 de setembro de 2014 aconteceu o XI Workshop de Comunicação Social com a presença da designer Isabella Perrotta (Hybris Design), do publicitário Fábio Barreto (Agência Sides) e do gerente editorial e ex-aluno do ORT Guilherme Filippone (Editora Record).

Os palestrantes falaram sobre suas experiências profissionais e sobre o mercado de trabalho dentro da área de Comunicação, permitindo que os alunos do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social pudessem tirar suas dúvidas.

A aluna Flávia Eduarda tirou suas dúvidas com Isabella.
A apresentação teve várias dicas que servem para a publicidade e também como uma lição de comportamento profissional.
Guilherme contou um pouco de sua trajetória do ORT até a Editora Record, passando pela Universal Music.

Inscrições para 2015

12 de agosto de 2014

Tiveram início, em 07 de agosto, as visitas de candidatos para o Ano Letivo 2015.

Acompanhados pelos seus responsáveis, um grupo de futuros alunos realizaram uma visita ao colégio, onde foram recepcionados pelo Diretor Hugo Malajovich que lhes projetou um vídeo sobre o ORT, lhes forneceu informações sobre os diversos cursos e o concurso de Bolsas de Estudo para o próximo ano, e os acompanhou numa recorrida pelos diversos laboratórios.

Estas visitas continuarão até 28/11/2014, e os interessados em participar devem comunicar-se com a secretaria do ORT, pelo telefone 2539-1842.

Alunos do ORT nas Olimpíadas 2014

15 de julho de 2014

Três alunos do Instituto de Tecnologia ORT se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e 28 alunos para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Para a OBF:
João Rafael Assis Alderete,
Marcelo Kogut,
Denis Iwenicki Manela,

Para a OBM:

Nível 1  [6º e 7º anos]

Alan Esquenazi,

Daniel Rapoport,

Gabriela Mehl Domingues Kucuruza,

Joanna Assis Alderete,

Lucas Montezuma Ramos da Silva,

Miguel Porto Campos,

Rafael Voloch Majzels,

Nível 2  [8º e 9º anos]

David Chafi Zeitune,

Pedro Guilherme Leitão Almeida,

Nível 3  [Ensino Médio]

Daniel Goldbach Schinazi,

Handel Scholze Marques,

Louise Veroneze Resende,

Luis Felipe Monteiro da Fonte,

Marcelo kogut,

Natan David Rezende Szteinberg,

Pedro da Costa El-khouri,

Sylvio Jorge Pastene Helt,

Palestra no ORT

3 de julho de 2014

No dia 1 de julho, a fotógrafa Adriana Medeiros ministrou uma palestra para o 2º ano do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social do Instituto de Tecnologia ORT. No Laboratório de Produção Visual, Adriana falou sobre a história da fotografia, o olhar, a luz e o pensar a imagem. Através de imagens de seu último trabalho (expoincorpos.blogspot.com.br), apresentou questões de iluminação, conceito e até mesmo relações sociais, culturais e familiares que uma foto pode proporcionar.



Aulas durante a Copa do Mundo de Futebol

10 de junho de 2014

Durante a Copa do Mundo de Futebol 2014, as aulas do Instituto de Tecnologia ORT serão ministradas até as 15h40min nos seguintes dias:

12 de junho, quinta-feira

17 de junho, terça-feira

23 de junho, segunda-feira

Os outros dias seguirão com as modificações estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 38.365/14:

18/06: Aulas normais durante a manhã, até as 12 horas, sendo
Feriado Municipal a partir de meio-dia. Não haverá aulas à tarde.

25/06: Aulas normais durante a manhã, até as 12 horas, sendo
Feriado Municipal a partir de meio-dia. Não haverá aulas à tarde.


04/07: Feriado Municipal e início do recesso escolar (de 04 a 11/07).

Filmagem dos Alunos de Comunicação Social

3 de junho de 2014

Na sexta-feira, dia 24 de maio, a turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social realizou a filmagem de uma cena para a disciplina Produção em Multimeios II. O Prof. Victor Van Ralse dividiu o grupo em duplas para que a filmagem fosse realizada em diferentes ângulos e abordasse diferentes funções como a da câmera, claquete, som e texto. A atividade foi realizada no terraço do Instituto, com a presença dos atores Maria Clara Parente e Marcel Menezes e está em fase de edição.

Alunos preparando a angulação da filmagem.
Prof. Victor Van Ralse apontando questões a resolver na cena filmada.
A aluna Yanca Lima passando novas instruções de atuação para os atores Maria Clara Parente e Marcel Menezes.

ORT Mundial escolhe alunas do Rio para seminário internacional

12 de maio de 2014

Pelo quinto ano, a ORT Mundial estará realizando um Seminário Internacional de Ciências no Instituto Weizmann, em Israel. Foram selecionados 20 alunos de escolas ORT de todo o mundo, para participar neste seminário. E pela quinta vez foram escolhidos dois alunos do Instituto de Tecnologia ORT de Rio de Janeiro. Karina Lôbo Hajdu e Ana Carolina Ramõa Thurler, da 3ª Série de Biotecnologia foram aprovadas num teste de conhecimentos e numa tele entrevista (em Inglês) e viajarão, com todos os custos pagos, para participar do curso que será realizado de 10 a 29 de agosto de 2014, no Instituto Weizmann, em Rehovot, Israel.

O programa do curso inclui palestras e trabalhos de laboratório em biotecnologia, bioinformática, ciências dos materiais e nanotecnologia, tratamento fotodinâmico do câncer, pesquisas do cérebro, engenharia genética, física de partículas e criptografia. Parte do tempo, os alunos trabalharão em pequenos grupos em diversos laboratórios, em seus próprios projetos de pesquisa escolhidos dos campos de bioquímica, biologia, química, matemáticas ciências computacionais e física, sob a supervisão de instrutores do Instituto Weizmann.

Alunos na Olimpíada de Biologia

9 de abril de 2014

No dia 05 abril, 20 alunos do Ensino Médio do ORT fizeram as provas da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Biologia. Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o evento é voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

A segunda fase será realizada no próximo dia 04 de maio e os finalistas poderão ser selecionados para representar o Brasil na 25ª Olimpíada Internacional de Biologia em julho, na Indonésia, ou para a 8ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia em setembro, no México.

Alunos realizando a prova da olimpíada.

Próxima Página »