Alunos na Olimpíada de Biologia

9 de abril de 2014

No dia 05 abril, 20 alunos do Ensino Médio do ORT fizeram as provas da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Biologia. Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o evento é voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

A segunda fase será realizada no próximo dia 04 de maio e os finalistas poderão ser selecionados para representar o Brasil na 25ª Olimpíada Internacional de Biologia em julho, na Indonésia, ou para a 8ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia em setembro, no México.

Alunos realizando a prova da olimpíada.

Ganhadores do Concurso de Bolsas para 2014

26 de março de 2014

Mais de 120 candidatos participaram do Concurso ORT/2014, realizado em outubro de 2013, que premiou com bolsas de estudo integrais para o ano letivo 2014, no Instituto de Tecnologia ORT, os alunos que obtiveram o melhor desempenho em uma prova de nível de Matemática, Português e de Cultura Judaica.

Os ganhadores das 14 Bolsas de Estudo (2 para cada ano do Ensino Fundamental II e seis para a 1ª Série do Ensino Médio), que receberam seus certificados na cerimônia de Formatura, em dezembro de 2013, foram:

Ensino Fundametal

6° ano

Marcus Vinicius Mariath Machado Nogueira

Daniel Rapoport

7° ano

Alan Esquenazi

Rafael Voloch Majzels

8° ano

Gabriel Feingold Guttmann

Pedro Filgueiras Haschelevizi

9° ano

Matheus Bugosi Chaves Miranda Frota

Pedro Guilherme Leitão Almeida

Ensino Médio Técnico

Biotecnologia

Raphael Castilho Bokehi

Luccas Louzão Homsani

Informática

Joaquim Lima Goldenberg

Victor David Gabriel Campos Baltar Duarte Somogyi

Eletrônica

Leonardo Fuks Maron

Giovanna Avelar Espozel

Daniel Rapoport recebendo sua premiação na formatura 2013

Filme coproduzido por ORT Uruguai obteve prêmio

26 de março de 2014

O documentário “Giza la niña de la maleta” obteve o prêmio de Melhor Filme no XI Festival de Cine Judaico de Punta del Este, realizado de 1 a 5 de fevereiro no Hotel Conrad.

Coproduzido pela Universidade Ramon Llull de Barcelona e a Universidade ORT Uruguai conta a história de Giza Alterwajn, nascida em 1940 no Gueto de Varsóvia, do qual foi retirada escondida numa maleta antes de cumprir um ano de idade.

Giza Alterwajn sobreviveu à guerra na casa de uma família cristã polonesa, e após sua finalização, chegou ao Uruguai com seus tios biológicos. Depois de 65 anos sem contato, Giza e sua irmã adotiva, Danusia Galkowa, voltaram a encontrar-se na Polônia.

Participaram  do documentário estudantes e graduados da Faculdade de Comunicação e Design, da Universidade ORT Uruguai.


Assista ao Trailer
Fotos do Festival

Novo Diretor Geral da ORT Mundial

26 de março de 2014

ORT Mundial designou Shmuel Sisso seu novo Diretor Geral. Ele substituirá Robert Singer que, depois de 14 anos nessa função, saiu para assumir o cargo de Chief Executive Officer do Congresso Judaico Mundial.

Shmuel Sisso, israelense de origem marroquina, foi Prefeito de Kiryat Yam desde 2003, sendo reeleito com 83% dos votos. Previamente, foi o Cônsul Geral de Israel em Nova Iorque.

Fluente em Hebraico, Árabe e Inglês, tem Graduação em Direito, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Mestrado em Ciências da Administração da Universidade Fairleigh Dickinson de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Comentando a nomeação, o Presidente da ORT Mundial Jean de Gunzburg diz: “Estamos contentes por ter alguém com o perfil e a experiência de Shmuel Sisso neste cargo. Shmuel é um grande líder compromissado com a educação e o desenvolvimento futuro da ORT.”

DIRETOR DO ORT É HOMEM DE VALOR

17 de março de 2014

O professor Hugo Malajovich, diretor do ORT Brasil, foi um dos nove homenageados com o prêmio Homens de Valor 2013, concedido pela Hebraica Rio a personalidades que obtém destaque por suas atividades em prol da sociedade. A cerimônia, realizada no sábado, 10 de agosto, lotou o teatro do clube, em Laranjeiras. Entre os presentes estavam o Cônsul Honorário de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman, que, em seu discurso, citou o professor, e a antropóloga Ilana Strozemberg, a quem coube a apresentação de Malajovich. Ela destacou o trabalho do diretor e também a parceria da professora Maria Antônia Malajovich, coordenadora do curso de Biotecnologia. Citando a máxima “por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher” para corrigí-la: “neste caso, é ao lado”, disse.
Malajovich, por sua vez, registrou o pioneirismo do ORT em introduzir ciência e tecnologia no ensino, uma tendência que vem se consolidando no mundo. “Este é o tema mais quente da educação atual e recomendo a todos prestar atenção nele”, disse. Agradeceu as palavras de Ilana citando seu pai, Samuel Malamud _ “Presidente do ORT Brasil, foi quem me recebeu ao chegar ao Brasil, em 1976, enviado pela ORT Mundial” _ e também fez questão de agradecer ao apoio da esposa.
Os demais homenageados foram o biólogo Mario Moscatelli, o secretário de Defesa Civil do Estado e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, o advogado Jacksohn Grossman, o promotor de justiça Marcos Kac, o cardiologista Renato Zylbersztejn, o Presidente do Grande Templo Israelita, Ruy Flaks Schneider, o engenheiro e vice-presidente da Hebraica Rio David Shipper e o maestro Henrique Morelenbaum. Este último, em vez de ser apresentado por um padrinho, foi anunciado por um coral que o homenageou cantando uma de suas composições.

FORMATURAS ORT 2013

16 de março de 2014

No dia 19 de dezembro foram realizadas as Formaturas 2013 do Instituto de Tecnologia ORT. Em uma emocionante cerimônia, receberam seus diplomas 26 formandos do 9° Ano do Ensino Fundamental e 15 do Ensino Médio Técnico.

Discursaram os oradores Luísa Leon Vasques de Oliveira, do Ensino Fundamental e Pedro Wohlcke Thiengo, do Ensino Médio, os professores paraninfos Sérgio Nóbrega de Oliveira e Leonardo Vazquez, o convidado de honra Kevin Michael Altit e o Presidente da ORT Brasil Armando Klabin.

Numerosos alunos, familiares, professores, diretores e convidados lotaram o Auditório do ORT, presenciando a entrega dos prêmios aos melhores alunos de 2013 e aos ganhadores do Concurso de Bolsas para 2014, e dos diplomas aos formandos.

Formandos do Ensino Médio do ORT
Formandos do Ensino Fundamental do ORT
Dr. Kevin Michael Altit , discursa na formatura do ORT

Pesquisas no NEDEA 2013

5 de julho de 2013

Alunos do Instituto de Tecnologia ORT do 8º ano do Ensino Fundamental e da primeira série do Ensino Médio em Biotecnologia realizaram pesquisas de campo no NEDEA, Núcleo Experimental de Estudos Ambientais, em Petrópolis. 

No dia 24 de abril a turma do oitavo ano fez estudos sobre a frequência dos batimentos cardíacos e elaborou Mapas de Risco do sítio (Colônia de Férias Henrique Lemle) e do laboratório (NEDEA).

No dia 12 de junho, os alunos da primeira série de Biotecnologia fizeram um levantamento da flora do local e aprenderam a utilizar o método dos “quadrats”.

Clique aqui e veja mais fotos na página do Facebook do NEDEA.

 
 
 
 
 
 

Alunos do ORT nas Olimpíadas de Ciências

2 de julho de 2013

Alunos do Instituto de Tecnologia ORT estão participando ativamente nas Olimpíadas de Ciências de 2013.
• 6 alunos passaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemáticas.
• 11 alunos passaram para a Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Física.
• Tamir Einhorn Salem, da segunda série do Ensino Médio em Biotecnologia foi classificado em 6º lugar entre os participantes de Rio de Janeiro e 32º lugar a nível nacional na Olimpíada Brasileira de Biologia.

Estudou no ORT? Conte sua história!

14 de junho de 2013

O ORT está completando 70 anos de Brasil e está preparando várias atividades para comemorar a data. Convidamos os ex-alunos do ORT a nos ajudarem a contar a história desta instituição que fez parte da vida de milhares de crianças e jovens.

Se você guardou fotos, boletins, provas ou trabalhos do tempo em que estudava no ORT, entre em contato conosco pelo telefone 2539-1842 ou email secort@ort.org.br.

Vamos juntos relembrar e compartilhar os bons momentos passados na escola.

1971: Inauguração do prédio do ORT na Rua Dona Mariana, em Botafogo

Aulas durante a Copa e a Jornada Mundial da Juventude

14 de maio de 2013

Informamos que durante o evento da Copa das Confederações as aulas serão normais, com exceção do dia 20/6 – 5ª feira, em que haverá aula somente até 13h.

Durante a Jornada Mundial da Juventude Católica, as aulas no dia 23/7 – 3ªfeira – serão normais, com a saída antecipada para 16h.
Nos dias 25 e 26/7 – 5ª e 6ª feira, não haverá aula.

Próxima Página »