Diretor da ORT BRASIL Homenageado em Paris

30 de junho de 2015

Prof. Hugo Malajovich foi homenageado durante a última reunião do Fórum de Diretores Nacionais do World ORT, realizado em Paris, no dia 25 de junho de 2015, por seus 45 anos de trabalho no ORT.
Shmuel Sisso, Diretor Geral do World ORT, lhe entregou como presente de despedida a placa de ORT Brazil National Director.

Universidades Americanas no ORT

10 de março de 2015

No dia 16 de março receberemos no colégio os decanos de admissão de 16 universidades americanas, para divulgar entre os alunos do ORT a oportunidade de realizar os seus estudos de ensino superior em uma faculdade nos EUA.
Serão montados stands de cada uma das universidades para a apresentação de seus colleges e também será realizada uma palestra no auditório explicando os trâmites necessários para serem selecionados para ir aos EUA.
O horário do evento será das 7:30 às 9 horas.

Cerimônias de Formatura 2014

29 de dezembro de 2014

Esta foi uma semana de grandes conquistas e emoções para os alunos e o corpo docente do ORT Brasil. Nos dias 16 e 18 de dezembro, foram realizadas as cerimônias de formatura das turmas do Ensino Fundamental e Médio Técnico, marcando o fim de um ciclo e o início de uma nova fase na vida de nossos jovens.

No dia 16, as turmas do Terceiro Ano do Ensino Médio, com especializações em Programação, Biotecnologia, Comunicação Social e Eletrônica, receberam seus diplomas.

O aluno Tamir Einhorn Salem foi o orador do Técnico de Biotecnologia que elogiou a formação adquirida no ORT. “Às vezes, uma decisão muda tudo em nossa vida. Entrar para o ORT foi uma delas.” No final entregou flores em um gesto de agradecimento de toda a turma para a sua coordenadora Maria Antonia. Dando prosseguimento a cerimônia, a aluna Yanca Lima de Moura, oradora do Técnico de Comunicação Social, falou sobre os desafios da profissão mas também de como a escola e os professores do curso incutiram o valor e as recompensas desse caminho.

O aluno Denis Iwenicki Manela foi o orador de Eletrônica e lembrou em seu discurso: “O ORT nos provou que podíamos fazer o que achávamos impossível”. Para fechar os discursos dos oradores e formandos Handel Scholze Marques enfatizou o fato de que ali, todos já eram vencedores e pediu para seus colegas e amigos não temerem o que está por vir, mas para fazer o presente que aqui na escola, aprenderam a tanto valorizar.

Convidado de Honra da cerimônia, o executivo e membro do Conselho do ORT Tomas Zinner expôs as dificuldades que o Brasil enfrenta na área educacional e garantiu que “esta é uma escola que põe a qualidade do ensino acima de qualquer outro indicador”. Em seguida, o presidente do ORT Armando Klabin felicitou os formandos e fez um pedido: “Espero que vocês obtenham grande sucesso em suas carreiras e possam, um dia, retornar a esta escola um pouco do que ela lhes deu.” O Professor Paraninfo escolhido pela turma foi o professor Leonardo Balassiano que deu um discurso inspirador e muito aplaudido.

No dia 18 foi a vez de os alunos do Ensino Fundamental receberem seus diplomas. O ensino de qualidade foi o tema central das falas do primeiro vice-presidente do ORT Sami Leopold Goldstein e do paraninfo da turma, o Coordenador do Curso de Comunicação Social da escola Felipe Chagas. “A escolha de um professor de artes por alunos de uma escola que prima pelo foco em Ciência e Tecnologia mostra que esta instituição investe na formação integral do indivíduo”, discursou Chagas.

O Convidado de Honra desta cerimônia foi o biólogo Mario Moscatelli, que fez um apaixonado discurso em defesa do meio ambiente. “Conto com vocês para pararmos de aceitar a deterioração de nossos recursos naturais. O bom combate tem que ser travado agora e a ponta de lança é o ensino”, disse Moscatelli.

Sami Goldstein destacou os esforços para manter o programa de bolsas de estudos por mérito. “Ver esse momento compensa os esforços que empreendemos”, declarou, antes da homenagem aos sete estudantes agraciados com bolsas integrais para 2015.

O ORT parabeniza os formandos de 2014 e suas famílias
e deseja a todos um excelente 2015.

Visita à exposição “Com o Rio da cabeça aos pés”

26 de agosto de 2014

No dia 22 de agosto de 2014, alunos das três séries do Ensino Médio Técnico de Comunicação Social visitaram a exposição “Com o Rio da cabeça aos pés - Sem medo de ser kitsch”, no Centro Carioca de Design. A designer e curadora Isabela Perrota acompanhou o grupo, explicando toda a concepção da exposição, da pesquisa à identidade visual.

Após a visita, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Real Gabinete Português de Leitura, uma das mais belas bibliotecas do mundo, e terminaram na Livraria Cultura do Centro do Rio.

Reuniões com os pais – 2014

22 de julho de 2014

Começam as reuniões do ano letivo de 2014, com os pais e responsáveis dos alunos do Instituto de Tecnologia ORT.

Nesses encontros serão visitados os laboratórios do colégio e os pais serão informados sobre os trabalhos em desenvolvimento, sobre as estruturas, a organização dos cursos do ORT e seu planejamento para os próximos anos.

Calendário das reuniões

Ensino Fundamental

6º Ano - Terça-feira, dia 29 de julho de 2014, às 18 horas
7º Ano - Terça-feira, dia 29 de julho de 2014, às 19:30 horas
8º Ano - Quarta-feira, dia 30 de julho de 2014, às 18 horas
9º Ano - Quarta-feira, dia 30 de julho de 2014, às 19:30 horas

Ensino Médio Técnico

1ª Série - Quinta-feira, dia 24 de julho de 2014, às 18 horas
2ª Série- Quarta-feira, dia 23 de julho de 2014, às 18 horas
3ª Série- Quarta-feira, dia 23 de julho de 2014, às 19:30 horas

Novo site ajuda a popularizar Biotecnologia

13 de maio de 2014

O projeto Biotecnologia: Ensino e Divulgação lançou, no último dia 1º de maio, seu novo site, que agora conta também com conteúdo em espanhol: www.bteduc.bio.br. O projeto é dirigido pela Coordenadora de Biotecnologia do ORT, Dra. Maria Antonia Malajovich, e conta com a participação de professores, técnicos e estagiários dos cursos de Ciências e de Biotecnologia da escola. Seu site é dedicado a estudantes, professores, pesquisadores e outros interessados em Biotecnologia e tem como objetivos divulgar em uma linguagem simples e acessível ao público o que é Biotecnologia, mostrando seus fundamentos, assim como os seus alcances e limitações. Também fornece aos docentes interessados elementos para o desenvolvimento de atividades didáticas de Biotecnologia com seus alunos.

ORT em Homenagem no Monumento aos Pracinhas

12 de maio de 2014

No domingo, 13 de abril de 2014, a Federação Israelita do Rio de
Janeiro - FIERJ promoveu no Monumento aos Pracinhas, no Parque do
Flamengo a Homenagem ao Soldado Desconhecido Brasileiro e Dia da
Recordação dos Heróis e Mártires do Holocausto.
Alunos do Instituto de Tecnologia ORT participaram da homenagem e colocaram
Pétalas de rosas sobre as lápides de 15 túmulos de Soldados Desconhecidos Brasileiros,dos quase 500 existentes no Mausoléu.

ORT recebe universidades americanas

9 de abril de 2014

No último dia 31 de março, Decanos de Admissão de 21 universidades americanas estiveram no ORT para divulgar entre os alunos a possibilidade de cursarem o Ensino Superior nos EUA. Os jovens da segunda e terceira séries do Ensino Médio percorreram as mesas montadas pelas universidades e se informaram sobre as diferentes modalidades e cursos no exterior.

Aluno sendo aconselhado por representante da universidade Fairleigh Dickinson.
Alunos visitando os stands.
Alunos visitando os stands.

Palestra de mais universidades americanas

9 de abril de 2014

Na sexta-feira 04 de abril, no auditório do colégio, os alunos do Ensino Médio assistiram a uma palestra de quatro universidades Americanas. Desta vez foram as universidades Cornell, Vanderbilt, Darmouth e North Western, que enviaram seus decanos de admissão para apresentar seus colleges e responder as perguntas dos alunos do ORT.

Palestra da Vanderbilt
Palestra da Darmouth
Palestra da North Western

Filme coproduzido por ORT Uruguai obteve prêmio

26 de março de 2014

O documentário “Giza la niña de la maleta” obteve o prêmio de Melhor Filme no XI Festival de Cine Judaico de Punta del Este, realizado de 1 a 5 de fevereiro no Hotel Conrad.

Coproduzido pela Universidade Ramon Llull de Barcelona e a Universidade ORT Uruguai conta a história de Giza Alterwajn, nascida em 1940 no Gueto de Varsóvia, do qual foi retirada escondida numa maleta antes de cumprir um ano de idade.

Giza Alterwajn sobreviveu à guerra na casa de uma família cristã polonesa, e após sua finalização, chegou ao Uruguai com seus tios biológicos. Depois de 65 anos sem contato, Giza e sua irmã adotiva, Danusia Galkowa, voltaram a encontrar-se na Polônia.

Participaram  do documentário estudantes e graduados da Faculdade de Comunicação e Design, da Universidade ORT Uruguai.


Assista ao Trailer
Fotos do Festival

Próxima Página »