Clube de Ciências ORT 2015

10 de julho de 2015

O Clube de Ciências do Instituto de Tecnologia ORT iniciou suas atividades de 2015.
20 alunos do Ensino Fundamental, com a orientação do Prof. Vitor Soares Mann, começaram a preparar seus projetos, realizando pesquisas, montagens experimentais e indagações que serão apresentadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015.
No dia 18 de outubro, domingo, das 10 às 18 horas, participarão da exposição de trabalhos dos alunos do Instituto de Tecnologia ORT, a realizar-se nos diversos laboratórios do colégio.

Coordenadora do ORT no Conselho Federal de Biologia

29 de junho de 2015

Na terça-feira 2 de junho, em Brasilia, a Professora Maria Antonia Malajovich foi empossada na Comissão Técnica de Biotecnologia do Conselho Federal de Biologia. Ela já tinha sido designada também como Diretora Científica da Associação Nacional de Biotecnologia –ANBIO.

Professora Maria Antonia proferindo palestra sobre informações em biotecnologia para os ganhadores da Olimpíada Brasileira de Biologia de 2015.

Fundação Eva Klabin Apresenta Obras de Arte Impressas em 3D para Alunos do ORT

19 de junho de 2015

No dia, 27 de maio, Carlos Miguez, coordenador do Programa de Educação da Fundação Eva Klabin, e Thiago Herdy, assistente da coordenação, estiveram no Instituto de Tecnologia ORT. Na terceira etapa do Projeto “3 Dimensões: Arte, Tecnologia e Educação”, os alunos que participaram da proposição artístico-educacional tiveram a oportunidade de apresentar, à sua comunidade escolar, as experiências e informações apreendidas nas duas primeiras etapas do processo, que aconteceram, respectivamente, nos meses de março e abril de 2015.

A Fundação e o Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT) da PUC-Rio trouxeram algumas das obras de arte que foram impressas em 3D para que todos pudessem tocar as obras e entender melhor o projeto.

O coordenador do Curso de Comunicação Social, Filipe Chagas, começou a apresentação mostrando Kac, o coelho verde que foi impresso tridimensionalmente na primeira visita à Fundação.

A aluna Julianna Ronzé (3° ano do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social) falou sobre como foi a visita à Fundação.

Thiago Herdy mostra a impressão tridimensional de um relevo egípcio da deusa-leoa Sekhmet.

A impressão miniaturizada da esquife egípcia de um gato, obra também selecionada para o projeto.

Visita a Fundação Eva Klabin

25 de março de 2015

No dia 11 de março a Fundação Eva Klabin, em parceria com a PUC-Rio, convidou o Instituto de Tecnologia ORT para participar do Projeto “3 Dimensões: Arte, Tecnologia e Educação”, que consiste no processo de digitalização e impressão tridimensional de obras de arte. Um grupo de 9 alunos pré-selecionados pela Coordenação de Comunicação Social do ORT participou de uma visita técnica à Fundação Eva Klabin para conhecer o projeto, as obras e a tecnologia.

Inicialmente o coordenador do Programa de Educação da Fundação, Carlos Miguez, fez uma apresentação de História da Arte, mostrando as obras do acervo que foram selecionadas para o projeto. Em seguida, os alunos foram ver as peças ao vivo para obter mais informações. Por fim, o Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, apresentou a tecnologia de digitalização e impressão tridimensional que será utilizada no projeto.

O projeto ainda conta com uma visita ao NEXT e uma apresentação dos alunos no ORT, ambas a serem realizadas nos próximos meses.

Apresentação do Coordenador do Programa de Educação da Fundação, Carlos Miguez, sobre História da Arte.

Na Sala Renascença, os alunos viram outras obras do acervo.

A aluna Yasmim Oliveira sendo digitalizada com um scanner 3D manual.

Os alunos puderam ver a impressão 3D de um coelho de plástico.

Professor do ORT recebe prêmio internacional

17 de março de 2015

Vitor Soares Mann, professor (e ex-aluno) do Instituto de Tecnologia ORT foi selecionado pela ORT Mundial para receber o prêmio “Beatrice Wand-Polack” 2014. Esse prêmio homenageia a esposa do ex-diretor da ORT da América Latina, e se outorga aos professores que se destacam no desenvolvimento de novos programas, materiais e tecnologias educacionais.

De Portas Abertas para Ciência e Tecnologia

13 de novembro de 2014

No dia 19 de outubro, domingo, realizou-se a exposição de trabalhos dos alunos do Instituto de Tecnologia ORT pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Das 10 às 18 horas mais de 400 visitantes, entre alunos e seus familiares e amigos, ex-alunos, professores, diretores, representantes de instituições e da comunidade, percorreram os laboratórios do colégio onde os alunos do ORT apresentaram seus trabalhos e projetos de fim de curso 2014.

E todos puderam apreciar o resultado do ensino recebido em cada área no colégio ORT, motivo pelo qual é considerado o melhor colégio de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Num constante burburinho de perguntas e esclarecimentos, os autores mostraram seus painéis, aparelhos, robôs, desenhos, programas interativos, simulações, produções em multimeios, projetos gráficos e livros.

Trabalhos do Clube de Ciências:

Trabalhos da 1ª e 2ª Série de Biotecnologia

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Biotecnologia:

Trabalhos da 2ª Série de Eletrônica:

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Eletrônica:

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Comunicação Social:

Produção em Multimeios:

Oficina de Serigrafia:

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Programação:

Seminário de Ciências em Israel

10 de novembro de 2014

Ao entrarem para o colégio ORT no Brasil, os alunos passam a fazer parte de uma rede global de estudantes com interesse especial em Ciência e Tecnologia e podem participar de cursos em centros de excelência no exterior. Foi feita uma reportagem pela FIERJ COMUNICAÇÃO contando as histórias de Karina e Daniel, que acabam de voltar de um Seminário Internacional de Ciências no prestigiado Instituto Weizmann, em Israel, com todas as despesas pagas pelo ORT Mundial.  A matéria destaca também o Concurso de Bolsas de Estudo que se realizará este mês no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo aqui:
Bolsas para o ORT e Intercâmbio com Israel

Professor do ORT: Google Certified Teacher

29 de outubro de 2014


O Prof. Victor Van Ralse que leciona a disciplina Produção em Multimeios 2, do curso de Comunicação Social no ORT, foi selecionado para participar no Google Teachers Academy, realizado em São Paulo, nos dias 9 e 10 de outubro de 2014.

O Google Teachers Academy é um programa intensivo que reconhece e treina educadores que estão realizando atividades inovadoras em suas aulas por meio da tecnologia da informação.

O Professor Victor disse: “Este curso me motivou a usar aplicativos que eu pensei que não fossem possíveis aplicar em multimídia e tenho certeza que compartilhando este conhecimento com os meus colegas podemos transformar a maneira de ensinar os jovens a usar a tecnologia.”


Veja a matéria em inglês da World ORT


Desafios da década

1 de outubro de 2014

A Coordenadora de Biotecnologia do Instituto de Tecnologia ORT participou, no dia 4 de setembro, do Simpósio de Biologia: Desafios da década, organizado pelo Conselho Regional de Biologia -CRBio-02 em comemoração ao Dia do Biólogo.

O CRBio-02 convidou a professora  Maria Antonia Malajovich, que é também  Diretora Científica da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio),  para falar sobre riscos e benefícios em torno do uso de alimentos geneticamente modificados. Ela disse que “A noção de segurança alimentar é um conceito muito flexível, e as pesquisas de organizações internacionais como FAO e OMS concluíram que alimentos transgênicos disponíveis são tão seguros quanto os tradicionais”.
Leia a reportagem completa aqui:
Simpósio de Biologia

Confira a apresentação de Maria Antonia Malajovich:
apresentação

Clube de Ciências no NEDEA

26 de agosto de 2014

No dia 17 de agosto o Clube de Ciências e alunas da Terceira série de Biotecnologia fizeram uma saída de campo para o Núcleo Experimental de Estudos Ambientais - NEDEA em Petrópolis. Durante o dia tiveram a grata surpresa de encontrar visitando o sítio o Sr Jayme Spector, ex-aluno de ORT (Turma 1945) e o casal Sara e Shmuel Yerushalmi que, do mesmo modo que os alunos, costumavam frequentar o sítio na adolescência.
Os alunos do Clube de Ciência comemoram os 10 anos do clube e todos eles fizeram experiências e pesquisas para os seus trabalhos que serão exibidos na exposição da Semana nacional de Ciência e Tecnologia.

Próxima Página »