Visita a Fundação Eva Klabin

25 de março de 2015

No dia 11 de março a Fundação Eva Klabin, em parceria com a PUC-Rio, convidou o Instituto de Tecnologia ORT para participar do Projeto “3 Dimensões: Arte, Tecnologia e Educação”, que consiste no processo de digitalização e impressão tridimensional de obras de arte. Um grupo de 9 alunos pré-selecionados pela Coordenação de Comunicação Social do ORT participou de uma visita técnica à Fundação Eva Klabin para conhecer o projeto, as obras e a tecnologia.

Inicialmente o coordenador do Programa de Educação da Fundação, Carlos Miguez, fez uma apresentação de História da Arte, mostrando as obras do acervo que foram selecionadas para o projeto. Em seguida, os alunos foram ver as peças ao vivo para obter mais informações. Por fim, o Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, apresentou a tecnologia de digitalização e impressão tridimensional que será utilizada no projeto.

O projeto ainda conta com uma visita ao NEXT e uma apresentação dos alunos no ORT, ambas a serem realizadas nos próximos meses.

Apresentação do Coordenador do Programa de Educação da Fundação, Carlos Miguez, sobre História da Arte.

Na Sala Renascença, os alunos viram outras obras do acervo.

A aluna Yasmim Oliveira sendo digitalizada com um scanner 3D manual.

Os alunos puderam ver a impressão 3D de um coelho de plástico.

Professor do ORT recebe prêmio internacional

17 de março de 2015

Vitor Soares Mann, professor (e ex-aluno) do Instituto de Tecnologia ORT foi selecionado pela ORT Mundial para receber o prêmio “Beatrice Wand-Polack” 2014. Esse prêmio homenageia a esposa do ex-diretor da ORT da América Latina, e se outorga aos professores que se destacam no desenvolvimento de novos programas, materiais e tecnologias educacionais.

De Portas Abertas para Ciência e Tecnologia

13 de novembro de 2014

No dia 19 de outubro, domingo, realizou-se a exposição de trabalhos dos alunos do Instituto de Tecnologia ORT pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Das 10 às 18 horas mais de 400 visitantes, entre alunos e seus familiares e amigos, ex-alunos, professores, diretores, representantes de instituições e da comunidade, percorreram os laboratórios do colégio onde os alunos do ORT apresentaram seus trabalhos e projetos de fim de curso 2014.

E todos puderam apreciar o resultado do ensino recebido em cada área no colégio ORT, motivo pelo qual é considerado o melhor colégio de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Num constante burburinho de perguntas e esclarecimentos, os autores mostraram seus painéis, aparelhos, robôs, desenhos, programas interativos, simulações, produções em multimeios, projetos gráficos e livros.

Trabalhos do Clube de Ciências:

Trabalhos da 1ª e 2ª Série de Biotecnologia

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Biotecnologia:

Trabalhos da 2ª Série de Eletrônica:

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Eletrônica:

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Comunicação Social:

Produção em Multimeios:

Oficina de Serigrafia:

Trabalhos de Finalização de Curso da 3ª Série de Programação:

Seminário de Ciências em Israel

10 de novembro de 2014

Ao entrarem para o colégio ORT no Brasil, os alunos passam a fazer parte de uma rede global de estudantes com interesse especial em Ciência e Tecnologia e podem participar de cursos em centros de excelência no exterior. Foi feita uma reportagem pela FIERJ COMUNICAÇÃO contando as histórias de Karina e Daniel, que acabam de voltar de um Seminário Internacional de Ciências no prestigiado Instituto Weizmann, em Israel, com todas as despesas pagas pelo ORT Mundial.  A matéria destaca também o Concurso de Bolsas de Estudo que se realizará este mês no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo aqui:
Bolsas para o ORT e Intercâmbio com Israel

Professor do ORT: Google Certified Teacher

29 de outubro de 2014


O Prof. Victor Van Ralse que leciona a disciplina Produção em Multimeios 2, do curso de Comunicação Social no ORT, foi selecionado para participar no Google Teachers Academy, realizado em São Paulo, nos dias 9 e 10 de outubro de 2014.

O Google Teachers Academy é um programa intensivo que reconhece e treina educadores que estão realizando atividades inovadoras em suas aulas por meio da tecnologia da informação.

O Professor Victor disse: “Este curso me motivou a usar aplicativos que eu pensei que não fossem possíveis aplicar em multimídia e tenho certeza que compartilhando este conhecimento com os meus colegas podemos transformar a maneira de ensinar os jovens a usar a tecnologia.”


Veja a matéria em inglês da World ORT


Desafios da década

1 de outubro de 2014

A Coordenadora de Biotecnologia do Instituto de Tecnologia ORT participou, no dia 4 de setembro, do Simpósio de Biologia: Desafios da década, organizado pelo Conselho Regional de Biologia -CRBio-02 em comemoração ao Dia do Biólogo.

O CRBio-02 convidou a professora  Maria Antonia Malajovich, que é também  Diretora Científica da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio),  para falar sobre riscos e benefícios em torno do uso de alimentos geneticamente modificados. Ela disse que “A noção de segurança alimentar é um conceito muito flexível, e as pesquisas de organizações internacionais como FAO e OMS concluíram que alimentos transgênicos disponíveis são tão seguros quanto os tradicionais”.
Leia a reportagem completa aqui:
Simpósio de Biologia

Confira a apresentação de Maria Antonia Malajovich:
apresentação

Clube de Ciências no NEDEA

26 de agosto de 2014

No dia 17 de agosto o Clube de Ciências e alunas da Terceira série de Biotecnologia fizeram uma saída de campo para o Núcleo Experimental de Estudos Ambientais - NEDEA em Petrópolis. Durante o dia tiveram a grata surpresa de encontrar visitando o sítio o Sr Jayme Spector, ex-aluno de ORT (Turma 1945) e o casal Sara e Shmuel Yerushalmi que, do mesmo modo que os alunos, costumavam frequentar o sítio na adolescência.
Os alunos do Clube de Ciência comemoram os 10 anos do clube e todos eles fizeram experiências e pesquisas para os seus trabalhos que serão exibidos na exposição da Semana nacional de Ciência e Tecnologia.

Trabalho de Campo na Pista Claudio Coutinho

26 de agosto de 2014

Os alunos da primeira série de Biotecnologia fizeram uma saída de campo à Pista Claudio Coutinho na Urca para preparar um relatório sobre sucessão biológica. Os alunos usaram o material fornecido para realizar os relatórios, marcaram os pontos de coleta de dados e aprenderam mais sobre o nosso ecossistema.

Palestra do Pró-Cardíaco: AVC

12 de agosto de 2014

Especialistas do Hospital Pró-Cardíaco ministraram uma palestra para os alunos e professores de Biotecnologia do ORT sobre Prevenção de Acidentes Vasculares Cerebrais.

Dr. Aquiles Manfrim e sua equipe multidisciplinar apresentaram os cuidados necessários para prevenir e tratar os AVC, no dia 24 de julho. Os alunos e professores acompanharam com interesse a palestra e fizeram numerosas preguntas aos palestrantes.

Alunos do ORT nas Olimpíadas 2014

15 de julho de 2014

Três alunos do Instituto de Tecnologia ORT se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e 28 alunos para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Para a OBF:
João Rafael Assis Alderete,
Marcelo Kogut,
Denis Iwenicki Manela,

Para a OBM:

Nível 1  [6º e 7º anos]

Alan Esquenazi,

Daniel Rapoport,

Gabriela Mehl Domingues Kucuruza,

Joanna Assis Alderete,

Lucas Montezuma Ramos da Silva,

Miguel Porto Campos,

Rafael Voloch Majzels,

Nível 2  [8º e 9º anos]

David Chafi Zeitune,

Pedro Guilherme Leitão Almeida,

Nível 3  [Ensino Médio]

Daniel Goldbach Schinazi,

Handel Scholze Marques,

Louise Veroneze Resende,

Luis Felipe Monteiro da Fonte,

Marcelo kogut,

Natan David Rezende Szteinberg,

Pedro da Costa El-khouri,

Sylvio Jorge Pastene Helt,

Próxima Página »