Alunos na Olimpíada de Biologia

9 de abril de 2014

No dia 05 abril, 20 alunos do Ensino Médio do ORT fizeram as provas da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Biologia. Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o evento é voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

A segunda fase será realizada no próximo dia 04 de maio e os finalistas poderão ser selecionados para representar o Brasil na 25ª Olimpíada Internacional de Biologia em julho, na Indonésia, ou para a 8ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia em setembro, no México.

Alunos realizando a prova da olimpíada.

Brasileiros premiados nas Olimpíadas de Biologia

20 de setembro de 2013

Oito estudantes brasileiros tiveram um brilhante desempenho nas Olimpíadas Internacional e  Ibero-Americana de Biologia.  Para chegar até as provas internacionais, estes jovens percorreram um longo caminho. E foram selecionados ao vencer a Olimpíada Brasileira de Biologia, organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) com o apoio do MEC desde 2004.  ORT teve a satisfação de ajudar no treinamento dos estudantes, ao lado do Museu Nacional (UFRJ), UERJ, UNIRIO e UFF, e de sediar a cerimônia de premiação dos melhores da OBB, realizada no auditório do colégio no dia 8 de julho.
Premiação da Olimpíada Brasileira de Biologia 2013 no ORT
Olimpíada Internacional: Os quatro estudantes brasileiros que  participaram na 24ª Olimpíada Internacional de Biologia, na Suíça, trouxeram 3 medalhas para o Brasil. Uma de prata, com Mateus Lavor, e duas de bronze, com Tayná Milfont Sá e Eric Yoshido. A  equipe foi a melhor colocada entre as latino-americanas e levou o País a seu melhor desempenho na competição. Este ano a OIB contou com a participação de 60 países e 242 competidores.
Olimpíada Internacional de Biologia - 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze
Olimpíada Ibero-Americana: A delegação brasileira conquistou quatro medalhas de bronze na 7ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia , na cidade de Rio Cuarto, na Argentina. Os medalhistas foram os estudantes Alexandre Chaves Fernandes, Lucas Medeiros Lopes, Lucas Henrique Rodrigues de Almeida e Eduardo Cesar Diniz Macedo.  Participaram desta olimpíada equipes com quatro estudantes da Argentina, da Espanha, do México, de Portugal, da Costa Rica, do Equador, de El Salvador, do Peru e da Bolívia, além do Brasil.
Olimpíada Iberoamericana de Biologia - 4 medalhas de bronze

Convite para a Premiação da IX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

17 de junho de 2013

CONVITE

A OBB é organizada pela ANBIO e irá condecorar os primeiros colocados na IX Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) com medalha de honra e gostaria de convidar V. S. a estar presente na Cerimônia de Entregas das Medalhas, a ser realizada na segunda-feira 08 de julho de 2013, as 9 horas no Auditório do Instituto de Tecnologia ORT, Rua Dona Mariana, 213, Botafogo, Rio de Janeiro.

Gabriel Torres está lançando o livro Hardware

14 de maio de 2013

O ex-aluno e ex-professor do ORT Gabriel Torres está lançando o livro Hardware - Versão Revisada e Atualizada. Nesta nova versão do livro de maior sucesso de Gabriel, o leitor irá encontrar um conteúdo altamente atualizado e aprofundado sobre o que há de mais moderno no mercado de TI. ”Ao invés de manter o mesmo texto da última versão lançada e simplesmente adicionar novidades, eu resolvi reescrevê-lo totalmente”, explica o autor.

Coordenadora de Biotecnologia na feira do livro de Buenos Aires

22 de março de 2013


A segunda edição atualizada do livro Biotecnologia (em espanhol) da Doutora Maria Antonia Malajovich será apresentada na feira internacional do livro de Buenos Aires, Argentina.
A autora estará presente no stande da editora da universidade de Quilmes no dia 7 de maio de 2013 autografando os exemplares. Jornais e revistas argentinas estão divulgando este evento.

Leia mais em:
http://editorial.blog.unq.edu.ar

Professora do ORT recebe Prêmio Inventor 2012

9 de novembro de 2012


Sonia Letichevsky, ex-aluna e professora de Química Experimental no ORT recebeu o Prêmio Inventor 2012 da Petrobrás, com “O processo de obtenção de ácido acético a partir de etanol”, em cerimônia realizada no auditório do Centro de Convenções do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras), no dia 1º de novembro.
A pesquisa, que gerou pedido de patente em 2011, foi realizada por Lucia Gorenstin Appel, Alexandre Barros Gaspar, Sonia Letichevsky e Priscila da Costa Zonetti, do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI).
Importante intermediário químico, o ácido acético é usado na síntese de substâncias empregadas pelas indústrias têxteis, farmacêuticas, alimentícias, de tintas e vernizes, e de diversos outros setores industriais.
A importação deste insumo, no entanto, tem representado um grande custo para o Brasil. Somente, em 2011, o país despendeu 60 milhões de dólares com a compra de ácido acético. O processo convencional de produção do ácido – a carbonilação do metanol, a partir do gás natural –, por sua vez, pertence às empresas que dominam a comercialização mundial desta commodity.

Professor do ORT no Ciência sem Fronteiras

3 de outubro de 2012

Leonardo Vazquez, professor de Processos Biotecnológicos do Instituto de Tecnologia ORT, foi um dos dois brasileiros selecionados pelo Prêmio Nobel de Química, Kurt Wuthrich, para participar do novo projeto Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Leonardo ganhou uma bolsa para fazer seu Doutorado nos Estados Unidos, no The Scripps Research Institute – TSRI, em São Diego, Califórnia, com a orientação do professor Wuthrich, em Bioquímica Estrutural.

Leonardo fez o Ensino Médio Técnico em Biotecnologia no ORT, a Graduação em Farmácia e o Mestrado em Bioquímica na UFRJ e, além das aulas que ministra no ORT, realiza pesquisas em Meio Ambiente e Biorremediação na Petrobrás.

“Sempre gostei da Biologia, e quando estudava Biotecnologia no ORT descobri que também gostava de Química e Bioquímica. A formação e o treinamento experimental que recebi neste colégio foram fundamentais para minha carreira científica, e por isso adorei a oportunidade de retribuir ministrando aulas”, diz Leonardo.


Leonardo Vazquez

Alunos treinados no ORT ganham prêmios em Portugal

10 de setembro de 2012

Novamente, alunos treinados no Instituto de Tecnologia ORT ganharam premiações numa Olimpíada de Biologia. Como aconteceu na Olimpíada Internacional de Biologia, realizada no mês de julho em Singapura, quando Andressa Sales obteve Menção Honrosa e Tiago Lubiana ganhou uma Medalha de Bronze, na VI Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB) realizada em setembro, em Cascais, Portugal, os quatro representantes brasileiros foram premiados, 2 com Medalhas de Ouro ( Leonardo e Antonio Pedro) e 2 com Medalhas de Prata (Ivan Tadeu e Jessica Lopes). Segundo Rubens Oda, coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia:“É o melhor resultado de todos os tempos dos alunos brasileiros em olimpíadas internacionais de biologia”.

A Associação Nacional de Biossegurança - ANBio, organizadora da Olimpíada Brasileira de Biologia, todas as escolas participantes e as instituições parceiras no treinamento dos estudantes (Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro, UERJ e UNIRIO) estão de parabéns pelo apoio oferecido para esta importante iniciativa brasileira de inclusão social e de promoção científica.

Momentos do treinamento dos ganhadores da Olimpíada de Biologia (2012) organizada pela ANBIO, no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro:

7º ano realiza pesquisas no NEDEA

20 de julho de 2012

A turma do 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Tecnologia ORT realizou pesquisas de campo no NEDEA, Núcleo Experimental de Estudos Ambientais, em Petrópolis, no dia 10 de julho de 2012.

Acompanhados pelos professores Ellen Pombal e Victor Soares Mann, os alunos pesquisaram, coletaram e analisaram amostras de macroinvertebrados aquáticos.

Clique aqui e veja mais fotos na página do Facebook do NEDEA.

Alunos coletam amostras de macroinvertebrados aquáticos no NEDEA
Análise do material coletado
Identificação dos macroinvertebrados e determinação da qualidade da água. Resultado: Boa-Excelente

Alunos treinados no ORT premiados na Olimpíada Internacional de Biologia

19 de julho de 2012

Dos quatro representantes brasileiros treinados no Instituto de Tecnologia ORT para a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada de 8 a 15 de julho de 2012 em Singapura, dois ganharam premiações: Tiago Lubiana, do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de BRONZE, e Andressa Gomes Sales, do Ceará, alcançou a MENÇÃO HONROSA.

A Olimpíada contou com a participação de quase 60 países, representados por quatro de seus melhores estudantes em Biologia, e constou de provas práticas e teóricas de alto nível. Tiago Lubiana é o primeiro carioca a conseguir medalha na IBO.

Equipe brasileira na IBO: Andressa Gomes Sales, Anderson de Sousa Jorge, Luís Arthur Brasil Gadelha Farias e Tiago Lubiana.
 

Próxima Página »