Alunos do ORT nas Olimpíadas 2014

15 de julho de 2014

Três alunos do Instituto de Tecnologia ORT se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e 28 alunos para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Para a OBF:
João Rafael Assis Alderete,
Marcelo Kogut,
Denis Iwenicki Manela,

Para a OBM:

Nível 1  [6º e 7º anos]

Alan Esquenazi,

Daniel Rapoport,

Gabriela Mehl Domingues Kucuruza,

Joanna Assis Alderete,

Lucas Montezuma Ramos da Silva,

Miguel Porto Campos,

Rafael Voloch Majzels,

Nível 2  [8º e 9º anos]

David Chafi Zeitune,

Pedro Guilherme Leitão Almeida,

Nível 3  [Ensino Médio]

Daniel Goldbach Schinazi,

Handel Scholze Marques,

Louise Veroneze Resende,

Luis Felipe Monteiro da Fonte,

Marcelo kogut,

Natan David Rezende Szteinberg,

Pedro da Costa El-khouri,

Sylvio Jorge Pastene Helt,

Palestra no ORT

3 de julho de 2014

No dia 1 de julho, a fotógrafa Adriana Medeiros ministrou uma palestra para o 2º ano do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social do Instituto de Tecnologia ORT. No Laboratório de Produção Visual, Adriana falou sobre a história da fotografia, o olhar, a luz e o pensar a imagem. Através de imagens de seu último trabalho (expoincorpos.blogspot.com.br), apresentou questões de iluminação, conceito e até mesmo relações sociais, culturais e familiares que uma foto pode proporcionar.



Filmagem dos Alunos de Comunicação Social

3 de junho de 2014

Na sexta-feira, dia 24 de maio, a turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Comunicação Social realizou a filmagem de uma cena para a disciplina Produção em Multimeios II. O Prof. Victor Van Ralse dividiu o grupo em duplas para que a filmagem fosse realizada em diferentes ângulos e abordasse diferentes funções como a da câmera, claquete, som e texto. A atividade foi realizada no terraço do Instituto, com a presença dos atores Maria Clara Parente e Marcel Menezes e está em fase de edição.

Alunos preparando a angulação da filmagem.
Prof. Victor Van Ralse apontando questões a resolver na cena filmada.
A aluna Yanca Lima passando novas instruções de atuação para os atores Maria Clara Parente e Marcel Menezes.

Palestra sobre o Projeto Lontra

12 de maio de 2014

Vania Fonseca, ex-aluna de Biotecnologia, do Instituto de Tecnologia ORT, ministrou uma palestra para os alunos de Biotecnologia do colégio no dia 30 de abril sobre “Métodos de pesquisa em ecologia e conservação de mamíferos- Projeto Lontra”.

Bacharel em Ecologia e Licenciada em Biologia pela UFRJ e Mestre em Biologia da Conservação da Universidade de Évora (Portugal), Vania trabalhou desde novembro de 2010 no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, e atualmente no Instituto Ekko Brasil (Pantanal Matogrossense).

Na sua palestra, acompanhada com grande interesse pelos alunos e professores do ORT, Vania explicou os conceitos de Conservação da Biodiversidade, seu utilitarismo e seu valor intrínseco, de predadores de topo de cadeia alimentar, de espécies “guarda chuva” e por que, para que, onde e como estudar as lontras e ariranhas.

Além disso, analisou os diferentes métodos para determinação das medidas de conservação, dando grande ênfase a genética não invasiva como uma importante ferramenta de trabalho. A genética lhe permitiu conhecer melhor as espécies com as quais trabalhou e possibilitou compreender como esses se relacionam socialmente e com o ambiente nos quais estão inseridos.

Até então, acreditava-se que a espécie de lontra europeia Lutra lutra possuía um comportamento solitário, não desenvolvendo relações sociais mais complexas. Tese descartada após a dissertação de mestrado de Vania.

Alunos na Olimpíada de Biologia

9 de abril de 2014

No dia 05 abril, 20 alunos do Ensino Médio do ORT fizeram as provas da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Biologia. Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o evento é voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

A segunda fase será realizada no próximo dia 04 de maio e os finalistas poderão ser selecionados para representar o Brasil na 25ª Olimpíada Internacional de Biologia em julho, na Indonésia, ou para a 8ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia em setembro, no México.

Alunos realizando a prova da olimpíada.

Brasileiros premiados nas Olimpíadas de Biologia

20 de setembro de 2013

Oito estudantes brasileiros tiveram um brilhante desempenho nas Olimpíadas Internacional e  Ibero-Americana de Biologia.  Para chegar até as provas internacionais, estes jovens percorreram um longo caminho. E foram selecionados ao vencer a Olimpíada Brasileira de Biologia, organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) com o apoio do MEC desde 2004.  ORT teve a satisfação de ajudar no treinamento dos estudantes, ao lado do Museu Nacional (UFRJ), UERJ, UNIRIO e UFF, e de sediar a cerimônia de premiação dos melhores da OBB, realizada no auditório do colégio no dia 8 de julho.
Premiação da Olimpíada Brasileira de Biologia 2013 no ORT
Olimpíada Internacional: Os quatro estudantes brasileiros que  participaram na 24ª Olimpíada Internacional de Biologia, na Suíça, trouxeram 3 medalhas para o Brasil. Uma de prata, com Mateus Lavor, e duas de bronze, com Tayná Milfont Sá e Eric Yoshido. A  equipe foi a melhor colocada entre as latino-americanas e levou o País a seu melhor desempenho na competição. Este ano a OIB contou com a participação de 60 países e 242 competidores.
Olimpíada Internacional de Biologia - 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze
Olimpíada Ibero-Americana: A delegação brasileira conquistou quatro medalhas de bronze na 7ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia , na cidade de Rio Cuarto, na Argentina. Os medalhistas foram os estudantes Alexandre Chaves Fernandes, Lucas Medeiros Lopes, Lucas Henrique Rodrigues de Almeida e Eduardo Cesar Diniz Macedo.  Participaram desta olimpíada equipes com quatro estudantes da Argentina, da Espanha, do México, de Portugal, da Costa Rica, do Equador, de El Salvador, do Peru e da Bolívia, além do Brasil.
Olimpíada Iberoamericana de Biologia - 4 medalhas de bronze

Convite para a Premiação da IX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

17 de junho de 2013

CONVITE

A OBB é organizada pela ANBIO e irá condecorar os primeiros colocados na IX Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) com medalha de honra e gostaria de convidar V. S. a estar presente na Cerimônia de Entregas das Medalhas, a ser realizada na segunda-feira 08 de julho de 2013, as 9 horas no Auditório do Instituto de Tecnologia ORT, Rua Dona Mariana, 213, Botafogo, Rio de Janeiro.

Gabriel Torres está lançando o livro Hardware

14 de maio de 2013

O ex-aluno e ex-professor do ORT Gabriel Torres está lançando o livro Hardware - Versão Revisada e Atualizada. Nesta nova versão do livro de maior sucesso de Gabriel, o leitor irá encontrar um conteúdo altamente atualizado e aprofundado sobre o que há de mais moderno no mercado de TI. ”Ao invés de manter o mesmo texto da última versão lançada e simplesmente adicionar novidades, eu resolvi reescrevê-lo totalmente”, explica o autor.

Coordenadora de Biotecnologia na feira do livro de Buenos Aires

22 de março de 2013


A segunda edição atualizada do livro Biotecnologia (em espanhol) da Doutora Maria Antonia Malajovich será apresentada na feira internacional do livro de Buenos Aires, Argentina.
A autora estará presente no stande da editora da universidade de Quilmes no dia 7 de maio de 2013 autografando os exemplares. Jornais e revistas argentinas estão divulgando este evento.

Leia mais em:
http://editorial.blog.unq.edu.ar

Professora do ORT recebe Prêmio Inventor 2012

9 de novembro de 2012


Sonia Letichevsky, ex-aluna e professora de Química Experimental no ORT recebeu o Prêmio Inventor 2012 da Petrobrás, com “O processo de obtenção de ácido acético a partir de etanol”, em cerimônia realizada no auditório do Centro de Convenções do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras), no dia 1º de novembro.
A pesquisa, que gerou pedido de patente em 2011, foi realizada por Lucia Gorenstin Appel, Alexandre Barros Gaspar, Sonia Letichevsky e Priscila da Costa Zonetti, do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI).
Importante intermediário químico, o ácido acético é usado na síntese de substâncias empregadas pelas indústrias têxteis, farmacêuticas, alimentícias, de tintas e vernizes, e de diversos outros setores industriais.
A importação deste insumo, no entanto, tem representado um grande custo para o Brasil. Somente, em 2011, o país despendeu 60 milhões de dólares com a compra de ácido acético. O processo convencional de produção do ácido – a carbonilação do metanol, a partir do gás natural –, por sua vez, pertence às empresas que dominam a comercialização mundial desta commodity.

Próxima Página »