18 de fevereiro de 2011

Grade Curricular

Informatica
Todos os cursos técnicos do ORT contam com a grade curricular completa do ensino médio, matérias de ensino tecnológico e de cultura judaica.

Durante o período do curso de informática, o aluno irá se familiarizar com elementos básicos, teóricos e práticos, que serão indispensáveis ao exercício de qualquer atividade de computação.

Existe interdisciplinaridade entre as matérias, sendo necessário utilizar os conhecimentos adquiridos em uma nas outras.

Ementas:

1ª série:

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I:

  • Fundamentos e conceitos técnicos de programação, comuns a qualquer linguagem procedural, usando Python para ilustração e prática

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I (LÓGICA):

  • Nesta disciplina uma introdução a lógica é apresentada. A lógica é fundamental para todos, ajuda-nos a fundamentar melhor os argumentos, e estruturar o pensamento.

2ª série

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO II:

  • Princípio de estruturas de dados. As estruturas servem para armazenar informação de forma eficiente e segura. Dependendo da aplicação, precisamos de uma forma de armazenar diferente. Normalmente queremos acesso rápido a informação já armazenada, bem como uma forma eficiente de armazenar novos dados.

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II (Internet):

  • O objetivo desse curso é capacitar o aluno a construir aplicações WEB, usando várias das tecnologias correntes, bem como a configurar um servidor para administrar tal aplicação.

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II:

  • O funcionamento do computador, conceitos de hardware e software, funcionamento do sistema interno tanto do microprocessador como dos circuitos periféricos. Responde a pergunta: “O que ocorre no computador quando executamos um programa?”

SISTEMAS OPERACIONAIS:

  • Conceitos do funcionamento de Sistemas Operacionais modernos. Como o sistema operacional administra o hardware de forma “transparente”? Enfoque especial no Linux.

3ª série

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO III:

  • Nessa disciplina o aluno aprende a teoria e a prática da orientação a objetos, usando o Java para ilustração e prática. Tais conceitos podem ser usados em muitas outras linguagens.

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Algoritmos):

  • Os alunos aprendem a instruir o computador a resolver problemas de forma mais eficiente. Uma diferença no algoritmo é muito mais significativa que uma mudança no computador, isto é, um bom algoritmo num computador antigo roda muitas vezes mais rápido que um algoritmo regular em um computador de última geração (chegando a milhares ou milhões de vezes).

TÓPICOS ESPECIAIS (Linguagens Variadas)

  • Várias linguagens de programação serão apresentadas nessa disciplina, incluindo vários paradigmas de programação. O objetivo é preparar o aluno para aprender uma linguagem sozinho quando houver necessidade.

BANCO DE DADOS:

  • Operações de bancos de dados relacionados e suas implementações de uso corrente.

TECNOLOGIAS AVANÇADAS (Robótica):

  • Introdução à robótica através do estudo de robôs disponíveis no laboratório e suas interfaces com o microcomputador.