O que é Comunicação Social?

A Comunicação Social é uma Ciência Social aplicada de conhecimento interdisciplinar que estuda as causas, o funcionamento e as consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa (rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet). Engloba os processos de informar, persuadir e entreter as pessoas. Encontra-se presente em praticamente todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo aceleradamente, pois registra e divulga a história e influencia a rotina diária, as relações pessoais e de trabalho.

No cruzamento das disciplinas tradicionais e dos saberes recentes ligados a uma formidável expansão, a Comunicação distingue-se em três pólos:

  • Ciências Sociais (comunicação para o indivíduo e coletividade)
  • Ciências Físicas (interfaces, homem e máquina, engenharias)
  • Ciências Cognitivas (percepção, memória, imagem e linguagem, neurociência)

Dialoga, portanto, com a Antropologia, a Sociologia, a Linguística, a Psicologia, a Ciência da Informação e da Computação, a Administração, as Artes Visuais, as Artes Cênicas, a Música, entre muitos outros. Então, são inúmeras as opções de estudo universitário na área específica da Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Televisão, Cinema, Direção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda, Marketing e muitos outros. Além dessas, muitos(as) alunos(as) seguem cursos como Desenho Industrial (Design) e Arquitetura.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.