18 de fevereiro de 2011

Grade curricular

Biotecnologia
Todos os alunos do ORT cursam matérias de educação geral, de educação tecnológica e de cultura judaica.

Educação Geral. Corresponde a grade curricular completa do Ensino Médio: Português, Literatura, Inglês, Historia, Geografia, Artes, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Gestão de Negócios, Informática, Estatística.

Cultura Judaica. Objetiva divulgar os valores humanistas universais do judaísmo: Hebraico e História Judaica

Educação Tecnológica – Biotecnologia. Contempla a instrução teórica e prática específica em diversas matérias, dentro de três áreas principais: Biologia Aplicada, Química Experimental e Biotecnologia.

As saídas de campo do Curso de Biotecnologia recebem muita atenção. As atividades têm lugar no exclusivo Núcleo Experimental de Estudos Ambientais do Instituto de Tecnologia ORT (NEDEA/ORT), campus localizado em Petrópolis que conta com uma área de 850.000 m2 e um laboratório para os estudos ambientaisecossistemas, além de confortáveis instalações.

Ementas

1ª SÉRIE

Biologia Aplicada 1: Biosfera, ecossistemas, espécies, populações e comunidades. Padrões de crescimento das populações. Relações intra-específicas e inter-específicas. Nicho ecológico. Sucessões. O homem e o meio ambiente: monitoramento e avaliação do impacto ambiental.

Química Experimental 1: Técnicas e operações de laboratório. Segurança no laboratório. Substâncias puras, misturas e combinações. Compostos iônicos e covalentes. Funções inorgânicas. Indicadores. Reações químicas. Fatores que influenciam as reações químicas. Leis ponderais.

Biotecnologia Geral: Definição e impacto da biotecnologia na sociedade. Os agentes biológicos. As principais ferramentas da biotecnologia clássica: fermentações e cultura de tecidos. A hereditariedade. O melhoramento genético. O DNA e a informação genética. Introdução à biotecnologia moderna.

2ª SÉRIE

Biologia Aplicada 2: Anatomia e fisiologia humanas. Nutrição, circulação, respiração e excreção. Sistemas de integração e controle corporal. Revestimento, suporte e movimentação do corpo humano. Reprodução. A integração do organismo. Aspectos gerais de saúde humana. Os sistemas de defesa. Prevenção de distúrbios e doenças.

Química Experimental 2: Técnicas e operações de laboratório. Segurança no laboratório. Soluções. Preparação de soluções. Volumetria. Os compostos orgânicos. Constantes físicas. Extração com solvente. Destilação. Propriedades e caracterização das principais funções orgânicas. Reações orgânicas.

Microbiologia: O cuidado do material básico no laboratório microbiológico. Normas de biossegurança no laboratório. Características morfológicas e fisiológicas dos microrganismos, processos reprodutivos, importância econômica e sanitária. Técnicas microbiológicas. O crescimento de microorganismos e o seu controle por agentes físicos e químicos.

Tecnologia das Fermentações: Aspectos tecnológicos, ambientais e sociais de alguns processos biotecnológicos. O processo industrial genérico. Fermentadores. Problemas de escala. Tratamentos iniciais e finais. Condução e monitoramento de uma fermentação. As novas tecnologias na Indústria.

3ª SÉRIE

Biologia e Biotecnologia vegetal: Multiplicação, crescimento e desenvolvimento. Aspectos tecnológicos da multiplicação “in vivo” e da multiplicação “in vitro”. O transporte de substâncias através da planta. O sistema foliar e a transpiração. Respiração e fotossíntese. A diversidade vegetal e sua conservação.

Química Experimental 3: Técnicas e operações de laboratório. Segurança no laboratório. Soluções. Propriedades coligativas. Termoquímica. Cinética Química. Equilíbrios químicos. Oxidações e reduções. Eletroquímica: pilhas e eletrólise. Corrosão.

Química Biológica: A composição da matéria viva. Técnicas analíticas. Espectrofotometria. Cromatografia. Eletroforese. Carboidratos. Proteínas. Enzimas e cinética enzimática. Lipídeos. Vitaminas. Aspectos de Bioquímica Humana.

Processos Biotecnológicos: O impacto da Biotecnologia no meio ambiente, na indústria e na produção de alimentos.

Biotecnologia Avançada: Biologia molecular. As novas tecnologias. Noções de bioinformática e genômica. Biotecnologia e agricultura. Os novos alimentos. Biotecnologia e saúde. Bioética.

Projeto Final