Blog

Palestra sobre o Projeto Lontra

Vania Fonseca, ex-aluna de Biotecnologia, do Instituto de Tecnologia ORT, ministrou uma palestra para os alunos de Biotecnologia do colégio no dia 30 de abril sobre “Métodos de pesquisa em ecologia e conservação de mamíferos- Projeto Lontra”.

Bacharel em Ecologia e Licenciada em Biologia pela UFRJ e Mestre em Biologia da Conservação da Universidade de Évora (Portugal), Vania trabalhou desde novembro de 2010 no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, e atualmente no Instituto Ekko Brasil (Pantanal Matogrossense).

Na sua palestra, acompanhada com grande interesse pelos alunos e professores do ORT, Vania explicou os conceitos de Conservação da Biodiversidade, seu utilitarismo e seu valor intrínseco, de predadores de topo de cadeia alimentar, de espécies “guarda chuva” e por que, para que, onde e como estudar as lontras e ariranhas.

Além disso, analisou os diferentes métodos para determinação das medidas de conservação, dando grande ênfase a genética não invasiva como uma importante ferramenta de trabalho. A genética lhe permitiu conhecer melhor as espécies com as quais trabalhou e possibilitou compreender como esses se relacionam socialmente e com o ambiente nos quais estão inseridos.

Até então, acreditava-se que a espécie de lontra europeia Lutra lutra possuía um comportamento solitário, não desenvolvendo relações sociais mais complexas. Tese descartada após a dissertação de mestrado de Vania.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.