Archives for out,2012

You are browsing the site archives by date.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: ORT de Portas Abertas

No domingo, 21 de outubro, os laboratórios do Instituto de Tecnologia ORT permaneceram abertos das 10 às 18 horas, para a exposição dos trabalhos preparados por seus alunos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012.

Numerosos convidados, pais, alunos, ex-alunos e professores percorreram os diversos locais, onde assistiram às demonstrações e explicações dos “jovens cientistas”.

Foram apresentados trabalhos de campo realizados no NEDEA – Núcleo Experimental de Estudos Ambientais do ORT, em Petrópolis; experiências do Clube de Ciências; projetos de fim de curso dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio Técnico em Biotecnologia, Comunicação Social, Eletrônica e Informática; vídeos, entrevistas e pesquisas de opinião sobre a conferência Rio+20; maquetes, painéis, cartazes e projetos dos alunos da 2ª Série.

Os jovens festejaram com bolo e refrigerantes a finalização desta extensa jornada científica.

Clique aqui e veja o vídeo da Feira de Ciências em nossa página no Facebook.

Preparação para a exposição do Clube de Ciências
 
Preparação para a exposição do Clube de Ciências
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Biotecnologia
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Biotecnologia
 
Exposição dos projetos da 2ª série de Biotecnologia
 
Exposição dos projetos da 2ª série de Eletrônica
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Eletrônica
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Eletrônica
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Comunicação Social
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Comunicação Social
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Comunicação Social
 
Exposição dos projetos finais da 3ª série de Programação
 
Aluno do 6º ano do Ensino Fundamental divulgando os projetos de Programação
 
Exposição “Visão do Rio de Janeiro”
 
Exposição “A Floresta de Pinheiros” (NEDEA)
 
Exposição “A Floresta de Pinheiros” (NEDEA)
 

Clique aqui e veja mais fotos do ORT na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012.

Read More

Columbia, Princeton e Yale no ORT

O Instituto de Tecnologia ORT recebeu, no dia 28 de setembro de 2012, a visita dos decanos responsáveis pelas admissões de estudantes brasileiros das universidades americanas Columbia, Princeton e Yale.

Numa palestra, em inglês, no auditório do ORT, os visitantes explicaram aos alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio os procedimentos para cursar a graduação nos Estados Unidos.

Também apresentaram suas respectivas universidades e os cursos que oferecem, além de informar sobre como solicitar bolsas de estudo.

Encontro com representantes das universidades americanas Columbia, Yale e Princeton, no ORT
Read More

Feliz Dia dos Mestres

Mensagens dos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Instituto de Tecnologia ORT:

Aos Professores do Instituto de Tecnologia ORT

Para você que inova, cria, recria, transforma.
Para você que faz da tristeza uma imensa alegria.
Para você que dá luz à escuridão.
Para você que transforma a ignorância em sabedoria.
Para você que usa a arte da educação para formar profissionais qualificados.
Para você “Artista da Educação”
Para você que faz dos antagonistas protagonistas.

“Desejamos muito mais que um dia feliz, mas uma vida repleta de sabedoria para guiar, instruir e educar, aqueles que um dia construirão uma sociedade melhor” (Caroline)

“Para você que todos os dias nos ajuda a perceber quem somos. E mais que isso, nos ajuda a nos ajudarmos. Para você que mesmo com todas as palavras escritas em provas e correções, ainda tem palavras de incentivo e paixão e não tem medo de usá-las.” (Martina)

“Para você que ilumina as mentes daqueles sedentos por conhecimento e atua também como guia moral e conselheiro. Para você que nos proporcionou uma formação de qualidade no sentido acadêmico, profissional e ético.” (Daniel)

“Para você que nos ensinou a acender a tocha que iluminará nosso caminho por esta vida escura. Não há palavras que possam retribuir o que fizeram por nós. E todas as brigas, broncas, derrotas e vitórias que passamos serviram somente para nos unir e fortalecer.” (Rebeca)

“Para os que dão mais mundo às nossas concepções.” (Saulo)

“Para você que escolheu a árdua, porém gratificante, tarefa de criar pessoas dignas. Pessoas melhores para a sociedade.” (Ian)

“Para você meu mestre, meu guia, aquele que mesmo em meio a desentendimentos, discussões e desinteresses, ainda luta para ensinar a todos os seus alunos. Muito obrigado. Feliz Dia do Mestre.” (Turma 302)

“Para aquele que alimenta o espírito com o saber.” (Turma 302)

Feliz “Dia dos Mestres” – 15/10/2012

Read More

Homenagem a Raoul Wallenberg

O Instituto de Tecnologia ORT e o Museu Judaico do Rio de Janeiro realizaram o evento “Centenário de Nascimento do grande Herói do Holocausto, Raoul Wallenberg, Justo Entre as Nações”, no dia 10 de outubro de 2012, no auditório do colégio.

Na mesa principal, estavam presentes o Presidente da FIERJ, Jayme Salomão, o Historiador Fábio Koifman, o Rabino Dario Bialer, o Presidente do Museu Judaico do Rio de Janeiro, Max Nehemias, que conduziu o evento, o Cônsul Geral da Argentina, Marcelo Bertoldi, e o Cônsul Honorário da Suécia, Dr. Bernardo Vaena.

Uma exposição sobre Raoul Wallenberg foi preparada pelo ORT na entrada do auditório e, antes de começarem as palestras, cada um dos presentes recebeu uma cópia de um passaporte de proteção “Schutz-Pass”, elaborado por Wallenberg, que ajudou milhares de judeus a fugirem do holocausto.

Alunos, professores e convidados ouviram atentos aos palestrantes, que contaram como Raoul Wallenberg se mobilizou para salvar cerca de cem mil judeus húngaros da perseguição nazista. O Rabino Dario Bialer afirmou que diante do número de vidas salvas por Wallenberg, tudo o que se pode dizer passa a ser supérfluo. “Temos que dedicar um tempo, um silêncio, para poder entender o que significa abandonar toda uma vida em busca de um ideal que fez uma diferença tão importante na história da humanidade”, disse o Rabino.

O Historiador Fábio Koifman enfatizou o papel do embaixador brasileiro Souza Dantas, que também ajudou a salvar a vida de judeus europeus por meio da concessão de vistos para o Brasil. Fechando o ciclo de palestras, o Presidente do Museu Judaico, Max Nehemias, agradeceu a presença de todos e o apoio do ORT na organização do evento.

Passaporte “Schutz-Pass”
Jayme Salomão, Fábio Koifman, Rabino Dario, Max Nehemias, Marcelo Bertoldi, Bernardo Vaena e Hugo Malajovich, no auditório do ORT
Público presente no auditório do ORT
Palestra do Rabino Dario Bialer
Jayme Salomão, Presidente da FIERJ
Palestra do historiador Fábio Koifman
Exposição em homenagem a Raoul Wallenberg na entrada do ORT
Imagens da exposição
Imagens da exposição
Read More

Exposição no ORT

O Instituto de Tecnologia ORT e o Museu Judaico do Rio de Janeiro promoverão a exposição “O Centenário de Nascimento do Grande Herói do Holocausto, Raoul Wallenberg, Justo Entre as Nações”, no dia 10 de outubro, quarta-feira, às 11h30, no auditório da escola.

O evento, que contará com a participação do Cônsul Honorário da Suécia, Dr. Bernardo Vaena, apresentará um painel com os palestrantes Fábio Koifman, historiador e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e o Rabino Dario Bialer.

Raoul Wallenberg, diplomata sueco, foi responsável por ter salvado aproximadamente 100 mil judeus em Budapeste, na Hungria, da deportação para os campos de extermínio. A expressão “Justo Entre as Nações” é utilizada para descrever os não judeus que arriscaram suas vidas durante o Holocausto para salvar os judeus do extermínio nazista.

Raoul Wallenberg
Read More

Professor do ORT no Ciência sem Fronteiras

Leonardo Vazquez, professor de Processos Biotecnológicos do Instituto de Tecnologia ORT, foi um dos dois brasileiros selecionados pelo Prêmio Nobel de Química, Kurt Wuthrich, para participar do novo projeto Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Leonardo ganhou uma bolsa para fazer seu Doutorado nos Estados Unidos, no The Scripps Research Institute – TSRI, em São Diego, Califórnia, com a orientação do professor Wuthrich, em Bioquímica Estrutural.

Leonardo fez o Ensino Médio Técnico em Biotecnologia no ORT, a Graduação em Farmácia e o Mestrado em Bioquímica na UFRJ e, além das aulas que ministra no ORT, realiza pesquisas em Meio Ambiente e Biorremediação na Petrobrás.

“Sempre gostei da Biologia, e quando estudava Biotecnologia no ORT descobri que também gostava de Química e Bioquímica. A formação e o treinamento experimental que recebi neste colégio foram fundamentais para minha carreira científica, e por isso adorei a oportunidade de retribuir ministrando aulas”, diz Leonardo.


Leonardo Vazquez

Read More