Blog

Prêmio Nobel no ORT

O auditório do Instituto de Tecnologia ORT ficou lotado para receber o Prêmio Nobel de Química 2011, Professor Dan Shechtman, na noite do dia 26 de julho de 2012. Diretores, conselheiros, alunos, ex-alunos, pais, professores e convidados especiais, como o Cônsul Honorário de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman, a Presidente da Federação Israelita do Estado do RJ, Sarita Schafell, o Presidente do Conselho Regional de Química, Jorge Reis Fleming, e o Presidente do Conselho Regional de Biologia 2, Nilton Dias Lourenço, estiveram presentes para prestigiar o visitante.

Dan Shechtman conheceu os laboratórios da escola e ficou impressionado com suas instalações e com a equipe de professores e alunos de Biotecnologia e do Clube de Ciências. Logo após, foi inaugurada uma placa em homenagem a sua visita e, em seguida, o Prêmio Nobel falou aos presentes no auditório do ORT.

O convidado, que também é Presidente do Conselho Acadêmico da World ORT, falou da longa tradição em educação das escolas ORT em todo o mundo, contou um pouco de sua história pessoal e sobre a cerimônia de premiação do Prêmio Nobel na Suécia, além de explicar o início das pesquisas e as implicações de sua descoberta dos quase-cristais, pela qual recebeu a premiação internacional.

Professor há mais de 25 anos na Universidade Technion, em Israel, Dan Shechtman deu um conselho aos jovens para um futuro profissional de sucesso: “Escolha um tema que você goste e torne-se especialista no assunto. Se você fizer isto, seu futuro será brilhante. E isto vale para qualquer campo, seja para um cientista ou para um pianista. Essa é a receita para um futuro maravilhoso”, afirmou.

Para fechar a noite, Dan Shechtman respondeu às perguntas dos presentes e o Presidente do ORT, Armando Klabin, subiu ao palco para agradecer a honra de ter recebido na escola o ilustre convidado.

Clique aqui e veja o Prêmio Nobel dialogando com os alunos do ORT

Veja aqui o vídeo da entrevista de Dan Shechtman ao programa Comunidade na TV

 

Tzipora e Dan Shechtman com Maria Antonia e Hugo Malajovich, Diretor do ORT
 
Dan Shechtman observa experiências de alunas de Biotecnologia do ORT
 
Dan Shechtman com alunos do Clube de Ciências e de Biotecnologia do ORT
 
Dan Shechtman no laboratório de Biotecnologia do ORT
 
Inauguração da placa em homenagem à visita do Prêmio Nobel ao ORT Brasil
 
Helio Schechtman, Hugo Malajovich, Sami Leopold Goldstein, Daniel Miguel Klabin, Osias Wurman, Sarita Schaffel, Rabino Sergio Margulies, Tzipora e Dan Shechtman, Helio Koifman, Daniel Haar e Walter Mannheimer
 
Palestra de Dan Shechtman no auditório do ORT
 
Dan Shechtman no auditório do ORT
 
Armando Klabin, Presidente do ORT, cumprimenta Dan Shechtman com Sami Leopold Goldstein, Vice-Presidente da instituição
 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.