Archives for mar,2012

You are browsing the site archives by date.

Projeto PESSACH – Homenagem a Moacyr Scliar Z’’L

O Instituto de Tecnologia ORT preparou um grande e inovador projeto para a área de educação judaica da escola: um site exclusivo sobre a festividade de Pessach e a sua relação com o escritor Moacyr Scliar.

Tomando como motivação o texto de Moacyr Scliar “Um Sêder para os Nossos Dias”, que conta a história de Pessach sob um olhar moderno e provocador, todas as turmas do ORT, do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio Técnico, organizaram diferentes projetos ao longo do ano letivo de 2011. Com professores de diversas áreas do conhecimento, os alunos realizaram pesquisas, redações, fóruns, discussões, apresentações, exposições, entre outras atividades.

Para dar início ao projeto, Arnaldo Niskier, Professor e Membro da Academia Brasileira de Letras, foi convidado para dar uma palestra sobre o tema “Pessach e Moacyr Scliar Z’L” aos alunos do ORT, em maio de 2011.

No encontro, realizado no auditório do colégio, Arnaldo Niskier falou sobre sua relação com Moacyr Scliar e mostrou entusiasmo pelo projeto de Pessach para a área de educação judaica do ORT.

Todos os trabalhos realizados pelos alunos estão postados no site de estudos e divulgação wix.com/ort_ej/pessach. Cada turma tem sua página para visualização do público e um fórum, onde os alunos podem postar mensagens e discutir tópicos referentes aos seus trabalhos.

O Instituto de Tecnologia ORT deseja a todos um Pessach com muita paz e liberdade e convida os amigos da escola a prestigiar os trabalhos dos alunos e dos professores do ORT clicando no link acima.

Read More

ORT: Êxito no Vestibular para 2012

Os alunos formados em 2011 no Ensino Médio Técnico do Instituto de Tecnologia ORT obtiveram aprovação nos exames vestibulares para continuar seus estudos em excelentes universidades. Com a formação geral e a capacitação técnica adquiridas no ORT poderão iniciar e, o que é mais importante, concluir seus estudos superiores.

Parabéns a todos os nossos ex-alunos!

Turma Nome Carreira / Vestibular
PR3 Anita Paes Vincent Ciência da Computação: UFRJ, PUC
CS3 Beatriz Arnet Dreux Design: PUC, ESPM
CS3 Bernardo José Goldenberg Barbosa Engenharia Química: UFF, PUC; Economia: FGV
PR3 Carlos Augusto Lima Mattoso Engenharia da Computação: PUC; Ciência da Computação: UFRJ
PR3 Eleonora Fátima da Silva Engenharia de Produção: PUC
CS3 Erik Lôbo Hajdu Relações Internacionais: PUC, IBMEC; História: UNIRIO
BT3 Erika Barreto de Oliveira Farmácia: UFF; Nutrição: UERJ; Engenharia em Nanotecnologia: PUC; Ciências Biológicas: UFFRJ
CS3 Gabriela Mello Kortchmar Engenharia Química: PUC
BT3 João Isaac de Carvalho e Silva Marques Engenharia Química: PUC; Música: UNIRIO
CS3 Jonatan Zylbersztejn Publicidade: INFNET; Desenho Industrial: UFF, UFRJ; Design: ESPM; Educação Física: UFRJ
EL3 José Carlos Pinto Ribeiro Junior Física: UFRJ; Engenharia Mecânica: PUC
BT3 Juliana Araujo Costa Naveira e Silva Farmácia: UFF; Nutrição:UFRJ, UNIRIO
PR3 Leonardo Krause Lipet Slipoi Kaplan Engenharia da Computação: PUC
BT3 Luciana Castilho Bokehi Farmácia: UFF, UFRJ; Química: UERJ; Ciências Biológicas: UNIRIO
EL3 Luiz Paulo Arnaud Soares Ferreira Engenharia de Produção: PUC
BT3/2010 Luiza Vettorazzo Amaral Medicina: UFF
EL3 Maria Eduarda Simões Ribeiro de Andrada Engenharia Mecânica: PUC
CS3 Marina Fantini Mafra Direito: PUC
PR3 Pedro Leme de Rezende Carvalho Engenharia da Computação: PUC
BT3 Pedro Rogério Alvarez da Silva Desenho Industrial: UFRJ, UFF; Design: PUC
EL3 Rafael Martins Gozzi Engenharia de Produção: PUC
BT3 Victor Veloso Absalão Biologia: UNIRIO
BT3 Yama Paiva Portilho Maciel Agronomia: UFV (Universidade Federal de Viçosa)
Carlos Augusto Lima Mattoso recebendo o prêmio de melhor aluno da 3ª série de Programação em 2011
João Isaac de Carvalho e Silva Marques recebendo o prêmio de melhor aluno da 3ª série de Biotecnologia em 2011
Luiz Paulo Arnaud Soares Ferreira recebendo o prêmio de melhor aluno da 3ª série de Eletrônica em 2011
Marina Fantini Mafra recebendo o prêmio de melhor aluna da 3ª série de Comunicação Social em 2011
Formandos do Ensino Médio Técnico de 2011 com o Embaixador de Israel, Rafael Eldad, convidado de honra da cerimônia de formatura.
Read More

Onde anda você, Ex-aluno?

Felipe Donato Lagrutta Jalom – Eletrônica 1998:

Muito legal esse espaço e é claro que eu não poderia deixar de escrever como o ORT faz parte fundamental da história da minha vida. Entrei no ORT em 1996 para o curso de Eletrônica, após realizar a prova e ganhar a bolsa chamada na época “Adolpho Bloch” pelo 3º lugar no concurso. Estudando no ORT é fácil perceber que o colégio consegue, com qualidade, conciliar o ensino técnico com as matérias não técnicas, criando a opção para o estudante entrar no mercado de trabalho ou prestar vestibular. Eu, após terminar o ORT em 1998, ingressei na Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de Telecomunicações, o qual tinha a concorrência de 32 pessoas por vaga! E tenho orgulho de dizer que fui aprovado sem nenhum curso pré-vestibular e graças ao ensino do ORT.

Após 5 anos formei-me Engenheiro de Telecomunicações e iniciei minha carreira na Oi como estagiário em 2002, sendo efetivado em fevereiro de 2003. Em setembro de 2003 comecei a trabalhar na Empresa de Telecomunicações chinesa Huawei Technologies, onde permaneço até hoje, após uma breve passagem pela TIM entre os anos de 2006 e 2007 trabalhando na área de Inovação Tecnológica.

Na Huawei sou Gerente de Engenharia, coordenando os projetos de equipamentos e serviços para as operadoras de Telecomunicações como Oi, Embratel, Tim, Claro e outras.

Mais uma vez quero ratificar a importância do ORT em uma fase fundamental da vida de uma pessoa, onde aprende-se a ter responsabilidade e adquirir conhecimentos fundamentais que serão levados para toda a vida!!

Saudações ao Prof. Hugo e a todos os profissionais dessa maravilhosa instituição de ensino!


Felipe


Clique aqui e veja outros depoimentos.

Read More