Blog

Palestra de Arnaldo Niskier

Arnaldo Niskier, Professor e Membro da Academia Brasileira de Letras, deu uma palestra sobre o tema “Pessach e Moacyr Scliar Z’L” aos alunos do Instituto de Tecnologia ORT, no dia 2 de maio de 2011.

No encontro, realizado no auditório do colégio, Arnaldo Niskier falou sobre sua relação com Moacyr Scliar, a quem definiu como “um dos melhores judeus brasileiros e um dos melhores escritores de todos os tempos”, e mostrou entusiasmo pelo projeto que será realizado no ORT sobre a relação entre a festividade de Pessach e o escritor.

De acordo com Niskier, Moacyr Scliar era um amante da liberdade e sua motivação para escrever sobre Pessach era a sua origem profundamente judaica, que permaneceu inalterada até o fim de sua vida. “Pessach é a festa que proclama a necessidade dos homens serem livres e o texto de Scliar valoriza bastante a palavra liberdade”.

No final da palestra, Niskier respondeu às perguntas entusiasmadas dos estudantes do ORT, interessados em saber mais detalhes sobre sua vida e a de seu colega Moacyr Scliar.

A palestra de Arnaldo Niskier deu início a uma nova atividade que será desenvolvida na área de Educação Judaica do ORT: Projeto Pessach – Homenagem a Moacyr Scliar Z”L.

Tomando como motivação um texto de Moacyr Scliar sobre Pessach, todas as turmas da escola participarão, com professores de diferentes áreas do conhecimento, de pesquisas relacionadas com Pessach, como redações, fóruns, discussões, apresentações, exposições, entre outras, para serem reunidas em um site de estudos na Internet utilizando Tecnologias da Informação e da Comunicação. Os trabalhos serão desenvolvidos até o fim do ano letivo e apresentados em Pessach do próximo ano.

Trata-se de um projeto de longo alcance que trará benefícios para a formação dos alunos e capacitação para ler, escrever, expressar-se, integrar os conhecimentos da cultura e da herança judaica, e aplicar positivamente as tecnologias modernas no âmbito educativo.

Arnaldo Niskier durante sua palestra no ORT
Alunos, professores e membros da diretoria do ORT assistem à palestra
Aluno do 7º ano faz uma pergunta a Arnaldo Niskier
Armando Klabin, Arnaldo Niskier, Sami Goldstein e Hugo Malajovich

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *