Archives for maio,2011

You are browsing the site archives by date.

Aluno do ORT ganha passagem para Israel

Brenno Regen Ferreira, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Tecnologia ORT, ganhou uma passagem para Israel em sorteio realizado no evento “Um dia por Israel”, que celebrou os 63 anos de independência do Estado judeu.

Mais de três mil pessoas participaram do evento, realizado dia 22 de maio de 2011, no Clube Monte Sinai. A programação contou com competições esportivas, jogos interativos, dança israeli, bufê com comidas típicas, venda de artigos judaicos e artesanato e um show da cantora Varda.

“Um dia por Israel” foi organizado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro em parceria com instituições judaicas cariocas. Entre os presentes estavam pais e alunos de colégios judaicos, integrantes de movimentos juvenis, organizações feministas e sionistas, grupos de dança, entre outros participantes.

Brenno Regen recebendo a passagem de Priscila Golczewski, Diretora da EL AL no Brasil
Read More

Alunos universitários visitam o ORT

Estudantes do curso de Ciências Biológicas (Biotecnologia) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), acompanhados pela professora Kelly C. A. de Souza Borges, visitaram o Instituto de Tecnologia ORT, no dia 25 de maio de 2011, para conhecer o curso de Biotecnologia e as instalações do colégio.

Durante a visita, percorreram os diversos laboratórios do ORT, assistiram a apresentações dos projetos finais dos alunos da 3ª série de Biotecnologia da escola e explicaram os seus próprios projetos de pesquisa.

Em fevereiro de 2011, a Dra. Maria Antonia Malajovich, Coordenadora de Biotecnologia do ORT, ministrou a Aula Magna de início de ano da UniFOA.

Alunos da 3ª série de Biotecnologia apresentam seus projetos de final de curso
Professora Kelly Borges, da UniFOA, durante o encontro
Alunos do ORT e da UniFOA com as professoras Kelly Borges, Ellen Pombal, do ORT, e Maria Antonia Malajovich
Read More

Onde anda (corre) você, Ex aluno?

Mauro Chasilew – Processamento de Dados 1986:

O ultramaratonista Mauro Chasilew, ex-aluno do Instituto de Tecnologia ORT, participou da corrida Mountain to Valley, um percurso de 210km, em Israel. A prova, que aconteceu no dia 18 de maio de 2011, teve início em Kalat Nimrod, quase na fronteira com o Líbano, e chegada no vilarejo de Timrat, no Vale de Jezreel, região localizada entre as montanhas da Galiléia e da Samaria.

É a segunda vez que Mauro corre a Mountain to Valley. Em 2010, o atleta foi o único a cumprir sozinho todo o percurso da prova, em um total de 34 horas de corrida, incluídas três horas de sono. Foi a primeira vez que um atleta enfrentou sozinho os 210km da corrida.

Além da maratona em Israel, Mauro já participou da corrida Bad Watter, 217km no Vale do Silício, do Ecomotion Pro, 624km no Nordeste, da Brazil 135, 217km em Minas Gerais, e da Jungle Marathon, 222km na selva amazônica.

Mauro Chasilew foi professor do ORT, atuou como treinador de vôlei da escola e, atualmente, tem uma loja de artigos esportivos no Rio.

Clique aqui e leia a reportagem sobre o ultramaratonista no jornal O GLOBO, do dia 6/05/2011.

Mauro Chasilew na orla do Rio

Clique aqui e veja outros depoimentos

Read More

Palestra de Arnaldo Niskier

Arnaldo Niskier, Professor e Membro da Academia Brasileira de Letras, deu uma palestra sobre o tema “Pessach e Moacyr Scliar Z’L” aos alunos do Instituto de Tecnologia ORT, no dia 2 de maio de 2011.

No encontro, realizado no auditório do colégio, Arnaldo Niskier falou sobre sua relação com Moacyr Scliar, a quem definiu como “um dos melhores judeus brasileiros e um dos melhores escritores de todos os tempos”, e mostrou entusiasmo pelo projeto que será realizado no ORT sobre a relação entre a festividade de Pessach e o escritor.

De acordo com Niskier, Moacyr Scliar era um amante da liberdade e sua motivação para escrever sobre Pessach era a sua origem profundamente judaica, que permaneceu inalterada até o fim de sua vida. “Pessach é a festa que proclama a necessidade dos homens serem livres e o texto de Scliar valoriza bastante a palavra liberdade”.

No final da palestra, Niskier respondeu às perguntas entusiasmadas dos estudantes do ORT, interessados em saber mais detalhes sobre sua vida e a de seu colega Moacyr Scliar.

A palestra de Arnaldo Niskier deu início a uma nova atividade que será desenvolvida na área de Educação Judaica do ORT: Projeto Pessach – Homenagem a Moacyr Scliar Z”L.

Tomando como motivação um texto de Moacyr Scliar sobre Pessach, todas as turmas da escola participarão, com professores de diferentes áreas do conhecimento, de pesquisas relacionadas com Pessach, como redações, fóruns, discussões, apresentações, exposições, entre outras, para serem reunidas em um site de estudos na Internet utilizando Tecnologias da Informação e da Comunicação. Os trabalhos serão desenvolvidos até o fim do ano letivo e apresentados em Pessach do próximo ano.

Trata-se de um projeto de longo alcance que trará benefícios para a formação dos alunos e capacitação para ler, escrever, expressar-se, integrar os conhecimentos da cultura e da herança judaica, e aplicar positivamente as tecnologias modernas no âmbito educativo.

Arnaldo Niskier durante sua palestra no ORT
Alunos, professores e membros da diretoria do ORT assistem à palestra
Aluno do 7º ano faz uma pergunta a Arnaldo Niskier
Armando Klabin, Arnaldo Niskier, Sami Goldstein e Hugo Malajovich
Read More

Aluno do ORT no MEGAZINE

Na terça-feira, dia 3 de maio de 2011, foi publicada uma charge do aluno Jonatan Zylbersztejn, da 3ª série de Comunicação Social do Instituto de Tecnologia ORT, no suplemento MEGAZINE, do jornal O GLOBO.

Read More

Semana de Publicidade e Propaganda no INFNET

Entre os dias 25 e 29 de abril de 2011, os alunos das 2ª e 3ª séries de Comunicação Social do Instituto de Tecnologia ORT participaram da Semana de Publicidade e Propaganda promovida pelo Instituto INFNET – Escola de Design Digital.

O evento apresentou 10 palestras e 9 workshops com profissionais das áreas de Comunicação, Design e Marketing. Os alunos puderam escolher quatro palestras e dois workshops para participar, receberam um panorama atual sobre o mercado de trabalho nestas áreas e aprenderam sobre os diferentes Softwares de Design, como Adobe Illustrator e Adobe After Effects, entre outras atividades.

Em abril de 2010 alunos de Comunicação Social do ORT conquistaram os três primeiros lugares do Concurso EcoBag de Ilustração “Bom para você e para o planeta”, organizado pelo Instituto INFNET.

Ilustração da aluna do ORT Marina Mafra, vencedora do Concurso EcoBag promovido pelo INFNET em 2010
Read More

Olimpíada Brasileira de Biologia

Quatro alunos de Biotecnologia do Instituto de Tecnologia ORT foram aprovados na 1ª fase e passaram para a 2ª da VII Olimpíada Brasileira de Biologia, que será realizada no dia 29 de maio de 2011.

Ao todo, 46 estudantes do Rio de Janeiro passaram para a próxima fase. Os representantes do ORT são: Daniel Teixeira dos Santos, da 2ª série, e os alunos da 3ª série João Isaac de Carvalho, Juliana Araujo Costa e Yama Paiva.

A OBB é organizada pela ANBIO – Associação Nacional de Biossegurança, em parceria com os Ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia, o Conselho de Biologia, a UFRJ, a Universidade Federal do Ceará, a UERJ, a UNIRIO e o Instituto de Tecnologia ORT.

 

 

 

Read More