Archives for dez,2009

You are browsing the site archives by date.

Secretário-Geral da ONU agradece trabalho do ORT

O ORT Mundial, maior instituição educacional não-governamental do mundo, iniciou as comemorações dos 130 anos de sua fundação (que culminarão em maio de 2010, em São Petersburgo) em cerimônia na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, congratulou o ORT pelo aniversário. “O ORT é um valioso parceiro da ONU no esforço global de alcançar a meta de educação para todos”, disse Ki-moon. “Agradeço ao ORT por seu esforço em alcançar pessoas em mais de 100 países que não tinham acesso à educação por causa da pobreza e da exclusão social.”

Ban Ki-moon ressaltou a estreita cooperação entre o ORT e a ONU ao longo dos anos. “As pessoas querem resultados. Para produzí-los, precisamos estar juntos em nossos objetivos e ações. Devemos trabalhar com parceiros como o ORT, que tanto tem realizado através de várias décadas para desenvolver o potencial e o bem estar das pessoas. Obrigado ao ORT, por sua contribuição e pelo seu aniversário”, disse o Secretário-Geral da ONU.

SOBRE O ORT – Mais de 200 mil alunos estudam nas escolas ORT em dezenas de países. No Brasil, o ORT possui uma sede com 18 modernos laboratórios no bairro de Botafogo, no Rio, e um centro de educação ambiental com 850 mil m2 cercado de florestas, rios e lagos, em Petrópolis. Seu diferencial é o Ensino Médio Técnico Profissionalizante, ministrado paralelamente ao currículo oficial.

Ao se formar no ORT, o aluno recebe, além do certificado de conclusão do Ensino Médio, um diploma profissional de técnico nas áreas de Biotecnologia, Comunicação Social, Eletrônica ou Informática, que o permite imediatamente entrar no mercado de trabalho. As matrículas para os ensinos Fundamental e Médio em 2010 já estão abertas.

Mais informações pelo telefone (21) 2539-1842.

Read More

Estudo sobre Batimentos Cardíacos no NEDEA

No dia 28 de outubro de 2009, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Tecnologia ORT realizaram um trabalho de campo no NEDEA – Núcleo Experimental de Estudos Ambientais do ORT, em Petrópolis, com a supervisão da professora Maria Cordeiro de Matos, estudando os batimentos cardíacos e realizando experiências com exercícios de flexão e em competições de corrida.


Alunos do ORT durante a explicação da atividade.
 

Alunos do ORT estudando sobre batimentos cardíacos com exercícios de flexão.
 

Alunos durante competição de corrida.
 

Alunos do ORT com a professora Maria Cordeiro de Matos.
 
Read More

Diagnóstico Ambiental no ORT

O “diagnóstico ambiental do bairro”, realizado no dia 28 de outubro de 2009 sob a supervisão da professora Ellen Pombal, foi uma das atividades desenvolvidas pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio do curso de Biotecnologia. Os alunos percorreram um trecho das ruas Dona Mariana e General Polidoro e registraram os problemas ambientais que afetam a vizinhança como: presença de excrementos de animais, de água empoçada, estado das árvores, calçadas quebradas, etc. O trabalho foi finalizado com a apresentação de um painel com propostas para resolver, ou ao menos reduzir, os problemas ambientais detectados.

 
Read More

Aleksander Laks encerra o ano letivo no ORT

No dia 27 de novembro, Aleksander Laks ministrou no auditório do ORT a aula de encerramento do ano letivo de 2009.

O diretor do ORT, Hugo Malajovich, apresentou Aleksander Laks, presidente da Sherit Hapleitá do RJ e sobrevivente do holocausto, dizendo: “Hoje vocês terão a última aula deste ano no colégio ORT e ela será não só de História Judaica, mas de história, de vida e de lembrança.”

Aleksander Laks comoveu os jovens alunos contando a história de sua sobrevivência nos campos de concentração. Concluiu seu relato dizendo: “Eu não sei como sobrevivi, mas sei porque sobrevivi: para poder estar aqui com vocês contando o que aconteceu e para que vocês saibam que NUNCA MAIS isso pode voltar a acontecer.

Read More