ORT foi o melhor do Rio na OBI
16 de junho de 2009
O resultado da edição 2009 da Olimpíada Brasileira de Informática, realizada em maio, confirmou o ORT como uma das melhores escolas do país na área tecnológica. Entre os 12 melhores colocados na categoria principal (Programação Nível 2), três são alunos do ORT: André Frankenthal, Fábio Ferman e Pedro Veras Bezerra da Silva. O ORT foi, ainda, a única entre as 39 escolas do Rio a ter alunos classificados no grupo dos 12 melhores da competição, que foram convidados para um curso de Programação Avançada na Unicamp.
A Décima Primeira Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) reuniu alunos de 276 escolas de todo o país, com 826 competidores na categoria Programação. A OBI é organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. Seu objetivo é despertar nos alunos o interesse por ciência da computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A OBI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Fundação Carlos Chagas (FCC), voltada aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. O Instituto de Computação da UNICAMP é o responsável pela preparação das provas.
“O resultado dos alunos do ORT na OBI é mais uma demonstração da qualidade do ensino da escola, especialmente nas áreas de Ciência e Tecnologia”, avalia o diretor do ORT, Hugo Malajovich.
Parabéns, André, Fábio e Pedro. Vocês nos enchem de orgulho!
Saiba mais sobre a OBI em http://olimpiada.ic.unicamp.br/

ORT Mundial dá adeus a Ephraim Katzir
16 de junho de 2009
Faleceu no último dia 30 de maio, aos 93 anos de idade, o quarto presidente de Israel, o biofísico Ephraim Katzir. Além de ter ocupado a chefia do Estado de Israel, Katzir também foi presidente do ORT Mundial e o principal responsável pela introdução da biotecnologia no currículo da instituição. Também foi o fundador do Departamento de Biofísica do Instituto Weizmann e um dos pioneiros nas pesquisas que levaram ao deciframento do código genético humano.
“A tecnologia é um elemento fundamental na formação da próxima geração”, explicou Katzir durante uma reunião do Comitê Central do ORT, em 1990. “Os jovens de hoje serão os líderes de amanhã e nossa responsabilidade é dar a eles a educação e os valores morais dos quais certamente precisarão. Foi uma honra atuar como presidente do ORT Mundial, uma família com pessoas maravilhosas prontas para trabalhar com dedicação e motivadas pelo verdadeiro espírito judaico”, lembrou.
Para o atual presidente do ORT Mundial, Jean de Gunzburg, a melhor forma de homenagear Katzir é continuar o trabalho que o ORT vem realizando há mais de cem anos. “Vamos honrar sua memória e seu legado através das várias atividades que realizamos em todo o mundo”, assegurou Gunzburg.
Churrasco de Confraternização 2009
12 de junho de 2009
Em 8 de junho de 2009 foi realizado o Churrasco de Confraternização dos ex-alunos do Instituto de Tecnologia ORT, na Colônia de Férias “Henrique Lemle”, em Petrópolis. Compareceram 100 ex-alunos, além de professores, sócios e membros da diretoria e do conselho do ORT.
O diretor do Instituto, Hugo Malajovich, o presidente da ORT, Armando Klabin, e o ex-aluno formado no ano de 1973, Vitor Kacser, deram as boas-vindas aos presentes e convidaram todos a participar da organização da Associação de Ex-alunos do ORT.
Os convidados tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências com seus amigos e antigos colegas de turma, visitar as instalações do NEDEA - Núcleo Experimental de Estudos Ambientais da ORT e apreciar o churrasco oferecido pela Colônia de Férias “Henrique Lemle”.
- Idéias, sugestões e atualização de informações de contatos de ex-alunos podem ser enviados ao e-mail marketing@ort.org.br.

Hugo Malajovich, Armando Klabin e Vitor Kacser

Vitor Kacser discursando
Laboratório NEDEA ORT
Formados em 2008
Clube de Ciências ORT na Fiocruz
12 de junho de 2009
A atividade semanal do Clube de Ciências do Instituto de Tecnologia ORT foi realizada, no dia 28 de maio, na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Os alunos, acompanhados pela professora Ellen Pombal, o técnico Dalton e a estagiária Julia, visitaram a Fiocruz e assistiram a uma apresentação da peça “Lição de botânica” de Machado de Assis, que tinha por objetivo estimular o interesse científico e a percepção do quanto existe de ciência e tecnologia na vida cotidiana.
![]() |
| Na Entrada da Fiocruz |
![]() |
| Aguardando o trem |
![]() |
| Percorrendo a Fiocruz |




